Blog do Prisco
Destaques

Faesc promove palestra sobre “Mercados de grãos e perspectivas do Agronegócio”

 “Mercados de grãos e perspectivas do Agronegócio 2021/2022” é o foco da palestra virtual que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESC/SENAR-SC) promovem nesta sexta-feira (21), a partir das 9 horas. O evento reunirá diretores e colaboradores da entidade, representantes de sindicatos, produtores rurais, técnicos e demais profissionais interessados no assunto.

O evento será coordenado pelo presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, e a palestra será ministrada pelo economista Paulo Roberto Molinari. Graduado pela Universidade Federal do Paraná, Molinari possui pós-graduação em Agribusiness pela Faculdade de Administração e Economia (FAE/PUC) e especialização em Análise Técnica (CMA). Atua há 37 anos em análise econômica e de mercados de commodities, é analista de Mercado Sênior em Agribusiness e consultor Chefe na Consultoria de maior referência no Agronegócio nacional e de abrangência internacional – Safras & Mercado.

Pedrozo ressalta que o agronegócio catarinense se destaca no cenário nacional com 31% do Produto Interno Bruto (PIB) e cadeias produtivas organizadas, tanto que tem acesso aos mercados mais exigentes do mundo. No entanto, enfrenta grandes desafios como, por exemplo, a escassez de milho e a falta de logística adequada para importação de grãos, o que pode trazer consequências para manter a produtividade das agroindústrias.

“Discutir o mercado de grãos e perspectivas do agronegócio no País é fundamental para avaliarmos o cenário nacional e buscarmos alternativas e parcerias para solucionar o problema da falta de insumos que afeta a cadeia produtiva de proteína animal em nosso Estado”, observa Pedrozo ao comentar que alguns avanços nesse sentido já foram obtidos como, por exemplo, o recém-divulgado Projeto de Incentivo ao Plantio de Cereais de Inverno Destinados à Produção de Grãos que envolve o Governo do Estado de Santa Catarina, a Faesc, a Farsul, a Embrapa Suínos e Aves e a Embrapa Trigo.

Para participar do evento basta acessar o Canal do Youtube do Sistema Faesc/Senar-SC ou direto pelo link: http://bit.ly/livefaesc.