Blog do Prisco
Coluna do dia

Falta consenso

Nesta semana, abordamos na coluna a reaproximação entre PMDB e PSDB, tanto no contexto nacional como no estadual. Uma volta às origens. Beleza. Mas também é preciso registrar que os tucanos estão absolutamente divididos quando o assunto é 2018. Há a turma de Aécio Neves, os infantes de Geraldo Alckmin e os apoiadores de José Serra.

Também esta semana, o presidente em exercício, Michel Temer, encontrou-se com a cúpula do PSDB nacional. E surpreendeu os convivas ao cravar que poderia apoiar, sim, um tucano para a presidência daqui a dois anos. Desde que o partido lhe apresentasse um nome de consenso em 24 horas!

A alfinetada de Temer dá a dimensão da bronca interna no ninho, o que já começa a animar o peemedebista no sentido de reavaliar a posição de que não seria candidato em 2018!

 

Greves

“Já enfrentei 14 greves”, disse o governador Raimundo Colombo em Chapecó nesta quarta-feira ao se pronunciar para mais de mil jovens empreendedores do campo. Ele explicou que quando a greve acontece, quem perde é sempre o cidadão, que fica sem o posto de saúde ou a escola, por exemplo. E depois de tantas negociações, o governo acaba cedendo e atendendo aos grevistas. “Mas adivinha quem paga por isso? Novamente, é a sociedade”, afirmou.

 

Pleitos definidos

Dando continuidade aos pleitos de credenciamentos pendentes de Santa Catarina, e representando o Fórum Parlamentar Catarinense, o coordenador, senador Dalirio Beber (PSDB-SC) e a deputada federal, Carmen Zanotto, estiveram por quase três horas em reunião, na tarde desta quarta-feira, 17, no Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas – DRAC, do Ministério da Saúde, com o coordenador geral de Controle de Serviços e Sistemas, Josafá Santos, e a assistente técnica,  Marize de Faria Viana.

 

Radiografia

O objetivo foi fazer uma “radiografia” geral nas planilhas dos serviços de saúde, hospitalares e ambulatoriais e cirurgias eletivas, para solucionar os pagamentos pendentes nos hospitais e municípios catarinenses.

 

Porto

Ratificado em março deste ano e prestes a entrar em vigor, o Acordo de Facilitação de Comércio da Organização Mundial do Comércio (OMC) é tema do seminário promovido na sexta (19) pela Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB/SC, em Itajaí. O acordo deverá beneficiar diversos portos do Estado, além de facilitar o ingresso de empresas brasileiras de pequeno e médio porte no comércio internacional. O evento será aberto pelo Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Carlos Adauto Virmond Vieira, e terá palestras da advogada Fernanda Vieira Kotzias, especialista nas áreas de Direito Aduaneiro e do Comércio Internacional, e do auditor fiscal da Receita Federal Gilson Wessler Michels.

 

Inovação

O candidato a prefeito de Florianópolis, Murilo Flores, acompanhado do candidato a vice-prefeito Edupércio Pratts, prestigiou no início da noite desta quarta-feira a cerimônia de abertura do Inovar-SC, seminário de gestão pública destinado a vereadores e candidatos, sediado no Hotel Castelmar, em Florianópolis. O evento prossegue dias 18 e 19 de agosto com a participação de painelistas e palestrantes.