Blog do Prisco
Manchete

Fampesc alerta que crédito não chega aos pequenos negócios

O presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedor Individual de SC (Fampesc), Alcides Andrade, reforçou a representantes empresariais e políticos do Estado que “o crédito aos pequenos negócios não está chegando, situação que agrava a cada dia a sobrevivência do segmento e, em consequência, o desemprego. Diante da grave crise, seria mais fácil neste momento o governo bancar o dinheiro, do que emprestar”. 

 O alerta foi feito durante reunião sobre a Medida Provisória 927/2020, realizada nesta quinta-eira (7) pelo deputado federal Celso Maldaner (MDB), relator da proposta no plenário da Câmara. A MPV dispõe sobre as medidas trabalhistas que poderão ser adotadas pelos empregadores para preservação do emprego e da renda, nos casos em que forem decretados estado de calamidade pública, em decorrência da Covid-19. 

Alcides Andrade vê como uma luz no fim do túnel a aprovação da Lei Jorginho Mello, o Pronampe, que concede uma linha de crédito especial para pequenas e microempresas pedirem empréstimos de valor correspondente a até 30% de sua receita bruta obtida no ano de 2019. “Mas a sanção presidencial está demorando e ainda dependemos dos bancos”, advertiu.  

A Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe) entregou ao Ministério da Economia uma série de sugestões para a avaliação do crédito a partir da aprovação do Pronampe (veja aqui).