Blog do Prisco
Coluna do dia

Fator sazonal

É preciso se considerar, neste contesto, que dia 28 de outubro é Dia do Funcionário Público. Muitos pontos facultativos, muitos servidores e familiares devem pegar a estrada, viajar, passear etc e tal já a partir da quinta-feira. Muita gente batendo em retirada significa menos gente votando no segundo turno de domingo. Também porque são apenas dois candidatos. Quem não vota em um ou outro, se desinteressa completamente.

Sabendo que quem viaja também normalmente tem poder aquisitivo melhor, este contexto em Florianópolis favorece Gean Loureiro. Em tese, Angela Amin tem maior fatia do eleitorado do centro e áreas nobres, geralmente aqueles que viajam mais. O mesmo raciocínio se aplica a Joinville. Quem teoricamente leva a melhor a partir desse quadro é Darci de Matos, que foi o mais votado nas periferias, enquanto o prefeito Udo Döhler teve desempenho mais robusto no centro da cidade.

Aliás, pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta segunda-feira, mostra que, na estimulada (Gean tem 43,4% e Angela 34,9%). A vantagem de Gean Loureiro sobre Angela Amin é menor do que 10 pontos percentuais; bem diferente do Ibope de fim de semana, quando o peemedebista apareceu com 19 pontos à frente da progressista. Últimos lances de uma campanha quente e cheia de nuances nesta reta final.

 

Terça de fogo

Em Brasília, além das denúncias, delações e desdobramentos de operações das forças federais de segurança, as atenções hoje se voltam todas para a segunda votação  da PEC dos gastos. A tropa de choque de Michel Temer quer ampliar o placar do primeiro turno, que obteve 366 sufrágios a favor. Há quem projete que nesta segunda rodada, o governo pode fazer 370 votos. A conferir!

 

Aperto

A PEC prevê um limite anual de despesas para os três poderes ao longo das próximas duas décadas. Se a regra for aprovada, os gastos públicos só poderão aumentar de acordo com a inflação do ano anterior.

 

Mau humor

Em uma semana que promete ser movimentada em Brasília, o presidente do Senado, Renan Calheiros, está com a agenda vazia. Sentiu o bafo quente da Justiça e da polícia em sua nunca. Dizem que está mal humorado. Seus batedores na Câmara Alta voltaram à carga pela aprovação do projeto que limita o poder de autoridades. Tentam dar esse golpe no vácuo da prisão dos capangas da Polícia do Senado.

 

Segue o baile

Para a Polícia Federal, o ex-ministro e ex-todo poderoso de Lula da Silva, Antônio Palocci, cometeu crime de corrupção passiva. Por isso, a PF o indiciou no contexto da Operação Omertá. Ao que tudo indica, o MPF também vai denunciar o petista.

No relato da Polícia, consta o seguinte: “foi (Palocci) o verdadeiro gestor de pagamentos de propina realizados pela Odebrecht”. Ele embolsou da empreiteira R$ 128 milhões em troca de vantagens junto ao governo federal, como interferência em licitações da Petrobras e na concessão de benefícios fiscais.

 

Mandrake

“Organização Criminosa” que foi desbaratada agindo dentro do Detran, conforme definição da polícia, agenciava condutores infratores e, mediante cobrança de determinados valores, inseria no detrannet “Recurso Mandrake” (assim definido pelos autores), ou seja, era cadastrado um recurso inexistente. Por  consequência, o infrator não pagava a multa de trânsito nem cumpria a suspensão do direito de dirigir. A fraude era realizada em processos de defesa de autuação, recurso JARI  e Processos de Suspensão  de CNH. Houve prisões na Capital e em Xaxim, no Oeste.