Blog do Prisco
Notícias

Fazendas estaduais fecham agenda com Ministério

Secretário de SC sugeriu plano emergencial para 2016. Agenda paralela segue para tratar de questões estruturais

Secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal chegaram num consenso com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy (D), para tratar de forma emergencial dívida dos estados com a União para o ano de 2016. Em reunião nesta quarta-feira (1°) em Brasília, o grupo decidiu tratar o tema separadamente aos demais assuntos do Projeto de Lei 257, que abrange contrapartidas de parte dos estados e continuará em discussão paralela. O objetivo é cumprir o prazo estipulado pelo Supremo Tribunal Federal, que se encerra no final deste mês, para um consenso entre estados e União.
“Com PIB e arrecadação em queda, no curto prazo as receitas não darão conta das despesas, o que já está ocorrendo em muitos estados. O momento é muito grave e por isso estamos pedindo ajuda da União. Nossa realidade exige auxílio imediato”, disse em nome dos estados o secretário Antonio Gavazzoni (C), de Santa Catarina. De acordo com ele, o PLP 257 não realizou as ambições de SC e de outros estados que entraram na justiça para garantir o desconto nos saldos da dívida, conforme previsto em lei (LC 148). Gavazzoni destacou ainda a importância de aproveitar o momento para criar uma agenda mais ampla, voltada às questões estruturais que originaram o atual caos das finanças estaduais. Como exemplos citou a regulamentação do direito de greve e a idade mínima para aposentadoria no serviço público. Parte dos secretários segue reunida durante a tarde para tratar especificamente de carência e desconto nos saldos. Outra parte deverá entregar na próxima quarta-feira uma carta com os termos fechados da proposta.

ATUALIZAÇÃO – Depois de oito horas de reunião, os secretários de Fazenda fecharam uma proposta para renegociação de suas dívidas com a União.

1) Os Estados vão pedir carência de 24 meses no pagamento das parcelas
2) como alternativa ao artigo 3° da Lei 148,  retroagir Ipca + 4% ao início dos contratos (que eram corrigidos por IGPD-I + 6%).
Para Santa Catarina, significa uma economia de R$2 bilhões nos primeiros dois anos e uma redução significativa do estoque da dívida.
A proposta será levada até amanhã aos governadores e depois por eles ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
O principal objetivo é levar o consenso ao Supremo Tribunal Federal até o final do mês.

Foto>Divulgação