Blog do Prisco
Notícias Últimas

Fecam elege nova presidência em meio a cenário de fortalecimento 

Nesta quarta-feira, 31, a Assembleia Geral Ordinária de prefeitos deverá aprovar a nominata da chapa única escolhida para exercer o mandato em 2024 da Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, foi o escolhido para o cargo de presidente da instituição e representa uma continuidade no mandato da atual presidente, a prefeita de Vargem, Milena Lopes. Para o cargo de 1º vice-presidente, o escolhido foi o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall. A eleição, seguida da posse da nova diretoria, será realizada na sede da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) a partir das 11h.

O ano de 2023 marcou um período de reconstrução e fortalecimento para a FECAM e para o municipalismo catarinense como um todo. Em um esforço conjunto com os Governos Estadual e Federal, a FECAM, com a liderança da presidente Milena Lopes, trabalhou incansavelmente para colocar as demandas municipalistas no centro das discussões e ações políticas. “O ano encerrou com a FECAM mais alinhada do que nunca aos interesses municipais, defendendo ativamente o movimento municipalista catarinense e fortalecendo os municípios do estado”, afirma a presidente. “Reafirmamos o nosso compromisso de continuar a ser a voz dos municípios catarinenses, buscando sempre um futuro melhor para todos os cidadãos”, completa.

Em um ano de grande fortalecimento institucional, a FECAM esteve presente em Brasília em múltiplas ocasiões, acompanhada pelos prefeitos catarinenses, para debater questões cruciais como a reforma tributária, o pacto federativo, programas de distribuição de renda e os pisos salariais das diferentes categorias. A compreensão de que cada decisão nessas áreas tem um impacto direto nas finanças municipais e na vida dos cidadãos norteou as ações da FECAM.

Além das discussões em nível nacional, a FECAM atuou de forma colaborativa com os municípios, oferecendo suporte e buscando soluções mesmo nos momentos mais desafiadores. Um exemplo claro foi durante o período de fortes chuvas que assolaram Santa Catarina entre outubro e novembro, quando a FECAM, em conjunto com o Governo do Estado, trabalhou para implementar o programa “Recupera Santa Catarina”, após uma solicitação direta da Federação.

A questão da segurança nas escolas também recebeu atenção especial da FECAM, que participou ativamente do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (COMSEG), uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A colaboração entre instituições estaduais de diversas áreas resultou em ações concretas para reforçar a segurança nas escolas em todo o estado.

Destacando o compromisso com o debate e a troca de experiências, o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) foi um marco no calendário municipalista do estado. Prefeitos, secretários municipais e servidores públicos reuniram-se para discutir temas relevantes da gestão pública municipal, estabelecendo uma ponte essencial entre as esferas estadual e federal. A FECAM anunciou com entusiasmo a próxima edição do evento, que será realizada em Balneário Camboriú, em abril, reforçando seu papel como o maior evento municipalista do sul do Brasil.

Nominata

  • Presidente: Fabricio Oliveira, Prefeito de Balneário Camboriú
  • Primeiro Vice-Presidente: Kleber Edson Wand-Dall, Prefeito de Gaspar
  • Segundo Vice-Presidente: Claudio Junior Weschenfelder, Prefeito de Guarujá do Sul
  • Terceiro Vice-Presidente: Jean Carlo Medeiros de Souza, Prefeito de Monte Castelo
  • Primeiro Tesoureiro: Gilberto Lazzari, Prefeito de Faxinal dos Guedes
  • Segunda Tesoureira: Leani Kapp Schmitt, Prefeita de Arabutã
  • Primeira Secretária: Milena Andersen Lopes, Prefeita de Vargem
  • Segunda Secretária: Dalvania Cardoso, Prefeita de Içara
  • Conselheiro Fiscal Titular: João Cidinei da Silva, Prefeito de Anita Garibaldi
  • Conselheiro Fiscal Titular: Marcelo Tadeo Rocha, Prefeito de Laurentino
  • Conselheiro Fiscal Titular: Douglas Fernando de Mello, Prefeito de Lebon Regis
  • Conselheiro Fiscal Titular: Clemor Antônio Battisti, Prefeito de Itá
  • Conselheiro Fiscal Titular: Odenir Deretti, Prefeito de Massaranduba
  • Conselheiro Fiscal Titular: Sônia Salete Vedovatto, Prefeita de Monte Carlo
  • Conselheiro Fiscal Titular: Eduardo Freccia, Prefeito de Palhoça