Blog do Prisco
Destaques

FECAM homenageia a primeira prefeita eleita de Santa Catarina na véspera do Dia Internacional da Mulher

A Federação Catarinense de Municípios (FECAM) presta uma homenagem a todas as prefeitas catarinenses, com destaque para Maria Zandonadi de Carvalho, a primeira mulher eleita para comandar um município em Santa Catarina. Atualmente, o estado conta com 39 prefeitas e 42 vice-prefeitas.

Eleita em 1988, Maria Zandonadi de Carvalho fez história ao assumir a prefeitura de Bom Jardim da Serra, tornando-se um marco para a participação feminina na política catarinense. Três décadas após sua gestão, sua trajetória ainda inspira mulheres que desejam ingressar na vida pública.

Conhecida como a “prefeita do povo”, Maria era reconhecida por sua gestão democrática e pelo compromisso com a inclusão social. Entre suas principais realizações estão a construção do conjunto habitacional Derly Borges de Carvalho – atualmente a área de maior densidade demográfica do município –, a criação do Clube das Mães, a construção do Terminal Rodoviário Municipal e a implantação da educação infantil.

A homenagem da FECAM se soma ao fortalecimento do Movimento das Mulheres Municipalistas Catarinenses, criado em 2021, que tem como objetivo ampliar a representatividade feminina na política e na gestão pública. No dia 12 de março, em Lages, a partir das 9h, a FECAM realizará um encontro especial que reunirá lideranças femininas para debater desafios, conquistas e estratégias a fim de incentivar a participação das mulheres na administração pública e no cenário político.

foto>divulgação

Posts relacionados

Audiência pública debate criação da Secretaria da Mulher em Criciúma

Redação

Prefeita Rejane Gambin se reúne com representantes da OAB Joinville

Redação

Daniela Reinehr protocola projeto que cria o Dia Nacional em Memória à Chapecoense

Redação