Blog do Prisco
Destaques

Fecam lança Congresso de Prefeitos

Lançamento reunirá prefeitos e prefeitas de todo Estado, lideranças políticas, parceiros e imprensa

Na próxima terça-feira (30/7), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM) lança oficialmente a programação da 17ª edição do Congresso de Prefeitos. A apresentação das novidades ocorre às 19 horas, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), no bairro Agronômica, em Florianópolis, com a presença dos gestores das prefeituras catarinenses, lideranças políticas, parceiros, patrocinadores e profissionais da imprensa. As confirmações devem ser feitas no http://bit.ly/2SwPkK9 .

As novidades, temáticas e estrutura de um dos maiores congressos municipalistas realizados no Brasil serão apresentadas na ACI pelo presidente da Federação, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e pela equipe técnica que integra a Comissão Organizadora. Neste ano, o Congresso de Prefeitos e Prefeitas catarinenses será realizado no período de 24 a 26 de setembro, na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis, com estrutura de plenárias e feira de exposição de produtos e serviços voltados a facilitar o dia a dia das prefeituras catarinenses.

O lançamento festivo do Congresso de Prefeitos acontecerá na noite de terça-feira, após um dia de atividades do programa Conversas de Impacto, promovido pela FECAM no Centro Empresarial Terra Firme, em São José. Durante a manhã naquele local, às 10 horas, os prefeitos participarão de painel com a presença do ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Sebastião Alves dos Reis Júnior, com o tema “Criminalização da política: medidas de enfrentamento e proteção jurídica aos gestores públicos”.

A 17ª edição do Congresso de Prefeitos apresenta a temática “Inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”. O diretor executivo da FECAM, Rui Braun, explica que, alinhado ao tema central do evento, a entidade irá oferecer aos convidados um coquetel ecológico, baseado na filosofia Slow Food, movimento representa a união da ética e o prazer da alimentação fundidas na ecogastronomia. O cardápio é idealizado pelo chef Fabiano Gregório.

O Congresso
Considerado um dos maiores eventos municipalistas do país, o Congresso de Prefeitos promovido pela FECAM, pretende reunir público de cerca de 2.500 pessoas nos três dias de evento, numa estrutura moderna e diferenciada que é a Arena Petry em Florianópolis. Em 2018, a extensa programação, que contou com a presença dos presidenciáveis, reuniu mais de 3.000 participantes.

O evento é voltado para prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários, empreendedores e dirigentes de instituições privadas e instituições sociais. Um dos principais objetivos do é incentivar o debate e a vivência sobre os desafios da inovação como estratégia para a gestão pública eficiente e sustentável. Nesta linha, conforme explica o diretor executivo da FECAM, Rui Braun, a Federação busca parceiros que apresentem conceitos e práticas inovadoras com potencial de geração de mudança de hábitos e comportamentos na administração pública. Os parceiros apoiadores da 17ª edição do Congresso são o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA), BADESC e APRENDE BRASIL.

Feira de Soluções
Durante os três dias serão apresentados produtos e serviços que podem ser incorporados no dia a dia das gestões públicas. A exposição-feira de soluções modernas e tecnológicas ficará ao centro da Arena Petry, na Arena Ágora, local que abrigará 60 expositores da área privada e cerca de dez parcerias com setores públicos, como universidades, instituições do Pacto Pela Inovação, entre outras. Chamada de aldeia da experimentação o tema é “Cidades para pessoas, soluções para municípios”

Até o momento, 70% dos espaços já foram comercializados. A Feira, que ocorre simultaneamente ao evento, apresentará um campo de interação e vivências aplicáveis para melhorar a vida nas cidades e ajudar as pessoas.
Empresas que oferecem serviços e produtos voltados à gestão pública e que tenham interesse em expor suas soluções podem procurar a FECAM pelo telefone 48 3221-8800 ou e-mail congresso@fecam.org.br.