Blog do Prisco
Notícias

FECAM lança maior evento municipalista de SC

Cidades para pessoas e soluções para municípios pautam Congresso de Prefeitos que acontecerá entre 11 e 14 de junho
Entrou no ar nesta terça-feira, 17, o hotsite com a programação do maior evento municipalista de Santa Catarina: o Congresso de Prefeitos, que acontecerá entre 11 a 14 de junho, em Florianópolis. Em sua décima sexta edição, o evento terá três eixos temáticos: Conversa de Prefeitos, Cidades Inteligentes e Gestão Eficiente.
Ao lançar publicamente o evento, o presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, Volnei Morastini, prefeito de Itajaí, destaca que serão quase quatro dias intensos de integração e debates dos agentes públicos e políticos que compõem a força do municipalismo catarinense. “Esse é o maior espaço do municipalismo e contamos com a participação de prefeitos, prefeitas, secretários municipais, técnicos que atuam nas prefeituras e autoridades em geral. Estarão em debate e exposição temas que tem como foco a melhoria da gestão para os cidadãos”, enfatiza.
Dos três eixos do evento, um deles é a Conversa de Prefeitos, um espaço maior de organização dos mandatários catarinenses que possibilitará o diálogo, a troca de experiências e a partilha de boas práticas para o enfrentamento de desafios políticos e administrativos que exigem cooperação, colaboração e inovação. Administradores municipais e agentes políticos debaterão temas estratégicos relacionados à definição da pauta política e das reivindicações municipalistas. 
Outra novidade é a inclusão da temática das cidades inteligentes que terá espaço de destaque. O lugar dos municípios na era da informação e evolução tecnológica será pauta de palestras e de uma exposição que terá como caminho a demonstração de uma rua inteligente. Temas como redução de custos, manutenção de infraestrutura, ferramentas, disruptura e novos métodos de gestão são alguns dos aspectos que serão apresentados como soluções reais para municípios. 
Como ser uma gestão eficiente? Como melhorar a receita municipal e aperfeiçoar os métodos e instrumentos de gestão dos gastos? Essas são algumas das questões do terceiro eixo que integra a programação. Diante de um cenário com cada vez mais competências e serviços municipais é tempo de avançar na eficiência da arrecadação própria dos municípios e fortalecer a capacidade de gerir de forma eficientes as despesas municipais. Gestão pública com qualidade, gestão eficiente de pessoal, administração da despesa e, finalmente, eficácia da receita tributária são algumas das temáticas em pauta. 

 

SOBRE O EVENTO

O Congresso de Prefeitos é o maior encontro de prefeitos e gestores públicos de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil ao reunir mais de 1.500 lideranças municipalistas, com destaque para a presença de prefeitos, autoridades federais e estaduais, secretários municipais e servidores públicos envolvidos nas diversas áreas estratégicas da administração pública catarinense.
Com quase quatro décadas de história, a FECAM representa os municípios catarinenses e se organiza para criar melhores condições de gestão e qualidade de vida. A FECAM lidera no Estado a missão de fortalecer a gestão pública municipal e o movimento municipalista.
A Federação é referência no cenário nacional por formar o “Sistema FECAM”, composto por 295 municípios, 21 associações regionais, uma agência reguladora, uma escola de gestão pública, o maior consórcio de informática em gestão pública do país e o consórcio intermunicipal catarinense.