Blog do Prisco
Manchete

FECAM recorre a Brasília por mais agilidade nas ações de reconstrução

Em mais uma iniciativa em prol dos municípios catarinenses atingidos pelas chuvas, a Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apoio para maior agilidade nas ações que visam ao restabelecimento e à reconstrução dos municípios. O ofício foi endereçado ao ministro Waldez Góes por meio do Colegiado de Proteção e Defesa Civil dos Municípios de Santa Catarina (CDC/FECAM) e expressa a gravidade da situação, com recorde de enchentes em todas as regiões do Estado e registro de desastres em mais de 60 cidades.

Entre as ações solicitadas estão a revisão do prazo para preenchimento e encaminhamento dos relatórios no S2ID para solicitação de recursos, o aporte financeiro para reconstrução das cidades e a abertura de crédito emergencial em outros Ministérios. A FECAM e o CDC/FECAM também solicitaram apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense, à Confederação Nacional dos Municípios e às demais federações de municípios do País para que a pauta seja amplamente divulgada e entre na agenda política.

“Desde o início da crise climática que atingiu Santa Catarina, temos direcionado nossos esforços a auxiliar as prefeituras catarinenses a enfrentarem as consequências provocadas pelas fortes chuvas, seja no atendimento direto à população, seja na captação e gestão de recursos”, ressalta a presidente da FECAM, Milena Lopes.

Outras iniciativas da FECAM no amparo aos municípios se deram na área da Assistência Social. As equipes da Federação têm prestado orientações sobre o cadastramento das famílias atingidas, a gestão dos abrigos e a elaboração de planos de contingência; além de auxiliar e apoiar as prefeituras no acesso a recursos federais e extraordinários e na realização de campanhas municipais.

foto> Rota Comunicação, divulgação

Posts relacionados

Lela ganha apoio de ministros na campanha do PT em Florianópolis

Redação

Semana ACAFE em Brasília comemora os 50 anos de contribuições das IEs comunitárias para a educação superior

Redação

Em Brasília, governador em exercício trata de temas como educação, rodovias e habitação

Redação