Blog do Prisco
Manchete

FECAM reforça a importância da regionalização

Presidente destacou o trabalho assumido pelos municípios desde o início da pandemia e falou sobre as questões que aguardam atenção do Governo do Estado

O presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Orildo Severgnini participou na segunda-feira (20/7), de audiência pública para discutir as políticas de combate a Covid-19 e o planejamento do governo estadual no enfrentamento da pandemia nos municípios catarinenses.

O encontro foi promovido pela Comissão Especial criada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para acompanhar os gastos do Estado no combate ao coronavírus.

Durante audiência o presidente da FECAM fez considerações sobre a regionalização das ações no enfrentamento à Covid-19. Ressaltou o trabalho assumido pelos municípios desde o início da pandemia, falou sobre as questões que aguardam atenção do Governo do Estado. “Os encaminhamentos foram muitos e as queixas maiores ainda. Agora precisamos avaliar o resultado das respostas do governo e se realmente vai acontecer”, destacou.

O presidente também reafirmou que os prefeitos catarinenses estão em ação nos seus municípios e que defendem trabalho integrado com o governo estadual, principalmente com a Secretaria de Estado da Saúde para a infraestrutura em atendimento. “Os prefeitos estão fazendo sua parte nos municípios. O decreto com restrições nas regiões mais atingidas do estado não basta. Nós precisamos é de enfrentamento da doença com infraestrutura adequada, com equipamentos, medicamentos e aquilo que é necessário e que foi a promessa do governo lá atrás quando formalizamos a regionalização”, cobrou.

Na audiência, o presidente da FECAM também leu o documento da Federação esclarecendo o posicionamento da gestão compartilhada das medidas sanitárias e solicitando esclarecimentos quando à regionalização das ações de combate ao Covid-19 em Santa Catarina.

A audiência por videoconferência foi presidida pelo deputado Marcos Vieira e contou com a presença dos secretários Estado da Fazenda, Paulo Eli, e da Saúde, André Motta Ribeiro, do representante do Ministério Público, o procurador-geral de Justiça, Fernando Comin, prefeitos de todas as regiões, representantes de entidades ligadas à saúde, além dos deputados que integram a comissão.

Nova audiência – Um novo encontro semelhante à desta segunda-feira ficou agendado para o dia 3 de agosto para avaliar a situação do combate à pandemia.

Posts relacionados

Paulo Guedes chega para palestra no COMAC-SC 2025

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação

Comissão aprova realização de debate sobre porte de armas para integrantes da segurança privada

Redação