Blog do Prisco
Coluna do dia

Fechadíssimos

Acordo total entre Gelson Merísio e João Rodrigues com vistas a 2018. O time do PSD no Oeste estava dividido. O deputado federal ainda alimentava perspectivas majoritárias. Desde quinta-feira, quando se reuniram em Chapecó, os dois acertaram os ponteiros: Merisio é o nome majoritário do partido e Rodrigues vai disputar a reeleição, além de coordenar toda a campanha do correligionário. Projetará, assim, seu nome à majoritária em 2022.  A intenção do grupo é torna-lo o federal mais votado de Santa Catarina, suplantando Esperidião Amin, se este, claro, concorrer a novo mandato de deputado.

Para estadual, o nome do grupo oscila entre José Cláudio Caramori (ex-prefeito de Chapecó e presidente do Badesc, que é o favorito) e Edgar Giordani (secretário regional da ADR chapecoense).

O selo de paz e união entre Merisio e Rodrigues também põe fim às especulações de que o pré-candidato do PSD poderia jogar a toalha, alimentadas a partir da conversa dele com o prefeito de  Joinville, Udo Döhler (PMDB). Muito pelo contrário. Merisio foi até o gabinete do peemedebista para deixar claro que está no desafio majoritário e será visto muitas vezes na maior cidade do Estado para estruturar suas pretensões eleitorais. Isso não foi dito diretamente. A conversa foi no melhor estilo cerca Lourenço, mas ficou claro nas entrelinhas. Ou seja, Udo está ciente!

 

Rumo

Os líderes do PSD do Oeste perceberam que, divididos como andavam, estavam fazendo o jogo do adversário, leia-se PMDB.

 

Time

A conversa entre Merisio e Rodrigues foi testemunhada por Antonio Gavazzoni (secretário de Estado da Fazenda), José Caramori (presidente do Badesc), Celso Calcagnoto (secretário-executivo dos fundos estaduais), Edgar Giordani (secretário regional de Chapecó), Eron Giordani, que tem papel destacado na coordenação política, e Américo Nascimento, ex-presidente da Câmara da Capital do Oeste e liderança atuante na cidade.

 

Outra via

Um dia depois de receber o deputado Gelson Merísio, pré-candidato do PSD a governador, o prefeito Udo Döhler teve agenda com Raimundo Colombo no Centro Administrativo. Foi na quarta-feira. Para além das questões governamentais, tratou-se do segundo encontro entre os dois em sete dias. Semana passada, o governador foi a Joinville conversar com o prefeito, em agenda não divulgada. Ato contínuo, o peemedebista retribuiu.

 

Reaproximação

Colombo e Udo haviam rompido em agosto do ano passado, quando se acirrou a campanha eleitoral na maior cidade do Estado. A reaproximação dos dois também significa o fortalecimento de um novo canal entre PSD e PMDB, que só não romperam formalmente por questões pragmáticas.

 

Não arreda

Em meio a essa movimentação, já começa a se falar na possibilidade de uma chapa com Udo Döhler na cabeça e Colombo ao Senado. O detalhe é que Merísio está fortalecido com o apoio de João Rodrigues e segue reafirmando sua disposição de concorrer ao governo em 2018 e levar o projeto até o fim! Ele controla o partido em SC.

 

Rotina

Não foi por acaso que, no palanque montado em Curitiba, depois de ser interrogado por Sérgio Moro, o réu Lula da Silva declarou, altruisticamente, que vai comparecer a quantas audiências forem necessárias. Ele é réu em mais quatro processos e interrogar o ex-metalúrgico vai virar rotina neste 2017 para o Judicário!