Blog do Prisco
Notícias

Fecomércio SC apresenta na Alesc agenda para retomada do crescimento econômico

A Fecomércio SC lançou nesta quinta-feira (12) a 4ª edição da Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Intitulada “Da agenda da crise à agenda do crescimento”, a publicação sistematiza projetos de lei e temas no âmbito federal para impulsionar a economia brasileira, como as reformas estruturais (trabalhista, tributária, previdenciária e política) e incentivos ao comércio, turismo, infraestrutura e inovação. A agenda traz ainda o raio-x do trabalho legislativo desenvolvido pela Federação na Alesc, com a síntese da tramitação, posicionamento e atuação da entidade em cada matéria.

A publicação foi lançada em um dos cenários mais críticos do período pós-redemocratização, no dia do afastamento da presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal. “Precisamos estabelecer uma virada da agenda de crise para uma agenda positiva. Este momento evidencia o papel essencial da participação social na política e a agenda reforça justamente a necessidade de atuação conjunta com o parlamento para fazer Santa Catarina e o Brasil voltarem a crescer, criando empregos e gerando riquezas. Temos um segmento empresarial criativo e destemido, uma classe política diferenciada, diversidade cultural e capacidade de trabalho que seguramente nos colocam à frente desta retomada do país”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt (foto interna).

Bruno Breithaupt agenda fecomércio

Entre os destaques da pauta mínima apresentada na agenda está a adoção de política de combate à inflação por meio do enxugamento de gastos públicos e não através do aumento das taxas de juros, e a redução da taxa Selic para patamares condizentes aos praticados no mercado internacional.

De acordo com Breithaupt, o crescimento deverá ocorrer sob um princípio básico: sem a elevação da carga tributária. Durante o discurso, o personagem da campanha “Já tá pesado demais”, liderada pela Federação para alertar sobre o peso dos impostos na economia, circulou no plenário e conversou com os parlamentares presentes.  O “Pesadinho” personifica a população brasileira envolta em uma bolha tributária, cansada de carregar o fardo de uma carga que se aproxima de 40% do PIB.

Após a fala, os deputados Darci de Matos, Maurício Eskudlark, Kennedy Nunes, Natalino Lázare, Silvio Dreveck, Vampiro, Vicente Caropreso e Deka May elogiaram a iniciativa da Federação.

Diálogo com a base parlamentar

Em 2015, a Fecomércio SC monitorou, atuou e contribuiu com diversas matérias nos mais variados segmentos. Das 648 proposições legislativas apresentadas, a Federação elegeu 111 para acompanhar por serem consideradas potencialmente impactantes às empresas do setor terciário. Das 27 com tramitação encerrada em 2015, três eram convergentes e 19 eram divergentes aos interesses do setor. As restantes apenas eram monitoradas sem prioridade.

O objetivo da Fecomércio SC como entidade representativa do sindicalismo patronal é colaborar e construir para a sustentabilidade e longevidade das empresas catarinenses, além de proporcionar um ambiente propício de crescimento, atuando de forma participativa e propositiva.

“É uma excelente contribuição para que nossas ações consigam atingir seu potencial máximo, pelas sugestões que trazem para projetos em tramitação. Precisamos atuar em conjunto com o setor para incentivar constantemente o empreendedorismo e a criação de empregos”, afirma o deputado Gelson Merísio, presidente da Alesc.

Fotos>divulgação