Blog do Prisco
Manchete

Fetrancesc manifesta preocupação com o pacotaço de Natal de Moisés

NOTA OFICIAL FETRANCESC

“A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), entidade de classe que representa 13 sindicatos no Estado e as mais de 18 mil empresas do setor em Santa Catarina, neste ato representada por Ari Rabaiolli e Dagnor Schneider, presidente e vice-presidente, respectivamente, vêm a público manifestar a sua preocupação em relação aos projetos de Lei que tramitam em curto espaço de tempo na Assembleia Legislativa oriundos do Governo Estadual, poderes que recebem duodécimo e órgãos com autonomia financeira e administrativa.
É importante destacar que são 31 matérias com impacto às contas públicas, que criam cargos, secretarias, aumentam salários e concedem gratificações. O grande foco dos projetos de lei é estabelecer gratificações para categorias que já fazem jus aos maiores salários da máquina pública – no total, são 13 propostas deste tipo. Somente com reajustes e bonificações, o Executivo prevê gastar mais de R$ 1,3 bilhão em 2022. Também há ajustes mais burocráticos, mas não menos impactantes, a exemplo da reforma administrativa, que vai criar secretarias ao custo de R$ 16,3 milhões ao ano.
A Assembleia Legislativa, no seu papel imprescindível de ser fiscalizador do poder Executivo, tramitou tais projetos com uma velocidade ímpar. Por isso, enquanto um dos setores mais importantes para economia catarinense, o Sistema Fetrancesc conclama deputados, Governo do Estado e órgãos beneficiados que reavaliem a sua posição e que expliquem à toda a sociedade, visto que tais temas necessitam de um debate aprofundado, informações técnicas dos impactos gerados no orçamento.
Tal medida é fundamental já que os recursos para aprovação destas alterações saem do bolso de cada cidadão. Acima de tudo, o setor produtivo atua na defesa da redução da carga tributária, justa distribuição dos tributos e redução dos gastos públicos e este projeto transita na contramão deste propósito.

Atenciosamente, Ari Rabaiolli
Presidente da Fetrancesc

Dagnor Schneider
Vice-presidente da Fetrancesc”

foto>Dreamstime, divulgação