Blog do Prisco
Destaques

Fetrancesc solicita informações ao DNIT sobre o cronograma de restauração da BR-153

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc) encaminhou, na última quarta-feira, 20 de julho, um ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) solicitando informações sobre o cronograma de restauração da BR-153.

No documento, a entidade pede informações sobre a rodovia federal, entre a divisa do Rio Grande do Sul até São Matheus do Sul, no Paraná.

A BR-153 é tratada como um importante corredor logístico entre o Sul e o restante do Brasil. Dessa forma, é conhecida como um dos principais caminhos de escoamento da produção do Oeste catarinense e do Norte do Rio Grande do Sul, com predomínio do transporte de cargas.

No trecho catarinense, algumas obras de restauração já foram realizadas na altura do município de Concórdia, que se destaca pela agroindústria e produção agropecuária, e Água Doce, totalizando 28 quilômetros revitalizados. Apesar disso, a rodovia ainda se encontra em condições precárias, possuindo pontos críticos.

A Federação, na condição de entidade representativa dos 13 Sindicatos e as mais de 20 mil empresas em Santa Catarina, reforça a necessidade de realizar, o mais rápido possível, a recuperação da via e a revitalização completa com aumento de capacidade. A solução diminuirá as ocorrências de acidentes, que na maioria são em consequência da precariedade da via.

Em resposta, o DNIT informou, na última quinta-feira, 21 de julho, que encaminhou o ofício da Fetrancesc para a área técnica da regional por meio do processo SEI nº 50616.002153/2022-45.

foto>Evandro Falabretti, divulgação