Blog do Prisco
Destaques

FIESC e Academia Catarinense de Letras lançam concurso literário que promove a cultura catarinense

Promover a cultura catarinense por meio de poemas e poesias é o objetivo do concurso literário que a rede de bibliotecas do SESI e do SENAI lançou nesta sexta-feira (23). Em sua primeira edição, a iniciativa, que tem parceria da Academia Catarinense de Letras (ACL), homenageia o industrial Wandér Weege, de Jaraguá do Sul, um entusiasta da literatura catarinense. Podem participar estudantes e acadêmicos do SESI e do SENAI. O protocolo de cooperação foi assinado nesta sexta-feira, dia 23, durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias (FIESC).

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância de apoiar a literatura catarinense e fortalecer a cultura do estado. “Faço um cumprimento especial ao exitoso industrial Wandér Weege, que empresta seu nome para o concurso. Ele é uma referência em empreendedorismo e também tem relevante participação na cultura e na arte do nosso estado. Então, nada mais justo do que prestar a ele essa homenagem da FIESC e da Academia. E nossos alunos terão a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a literatura do nosso estado”, declarou.

“É um dia histórico para a Academia e a cultura catarinense”, disse o presidente da ACL, o jornalista Moacir Pereira. “O projeto tem perspectivas extraordinárias. É uma convergência de esforços para valorizar a cultura catarinense, que é rica e diversa. A homenagem que prestamos ao industrial Wandér Weege também é motivo de alegria pelo que ele representa na promoção da cultura em Santa Catarina e em outros estados. É uma pessoa extraordinária, sensível, um grande empreendedor”, completou.

“É com imenso prazer que os congratulo pela iniciativa. Eu, com muita honra, sou formado pela escola técnica têxtil do SENAI do Rio de Janeiro”, salientou Wandér, do Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul, que participou da solenidade de forma virtual.

As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de julho, quando se celebra o dia do escritor. As melhores produções integrarão um e-book e serão classificadas em três categorias: de 5 a 11 anos, de 12 a 18 anos e maiores de 18 anos. O prêmio para o primeiro colocado de cada categoria será um voucher de R$ 300 para aquisição de livros e uma coleção de livros clássicos de autores catarinenses. Além dos primeiros colocados, outros poemas serão selecionados para a publicação por meio de uma curadoria composta por membros da Academia Catarinense de Letras.

O resultado final do concurso literário será divulgado em outubro, na semana nacional do livro e da biblioteca.