Blog do Prisco
Destaques

FIESC mostra oportunidades de negócios em SC na Câmara de Comércio de Dubai

Um estado inovador, com um ambiente favorável para startups, com uma indústria diversificada, oportunidades de investimento em infraestrutura e potencial para parcerias em diversos segmentos. Esse foi o cenário apresentado pelo presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar em sua apresentação para o presidente da Câmara de Comércio de Dubai, Mohammad Ali Rashed Lootah. A reunião desta terça-feira (20) fez parte da programação oficial da missão organizada pelo governo do estado aos Emirados Árabes Unidos.
As  indústrias automotiva, do agronegócio e alimentos, de construção de barcos, têxtil, de energias renováveis, de madeira e papel, de móveis e da construção civil estiveram entre os destaques apresentados durante o encontro. Aguiar também chamou atenção para a relevância do estado na transformação digital e na robótica.
Para ele, a FIESC pode ser um parceiro estratégico para os empresários dos Emirados Árabes que queiram investir em Santa Catarina, contribuindo para o desenvolvimento de novas parcerias tecnológicas, de novos produtos e negócios. “O conhecimento que a FIESC tem das características e das potencialidades da indústria catarinense e também de indicadores socioeconômicos e informações sobre o mercado brasileiro podem ser de grande valia para o desenvolvimento de estratégias para investidores árabes que queiram ampliar seus negócios”, destacou.
Aguiar salientou ainda a importância do estado e de seu parque fabril para a economia brasileira, mostrando a participação catarinense na produção industrial de itens como vestuário (30,7%), eletrodomésticos (30,7%), carne suína (29,7%), produtos de madeira (26,1%), motores elétricos, transformadores e geradores (28,1%), construção de barcos e iates de luxo (29,2%) e tecidos de malha (56,5%).
Participaram do encontro, além dos presidentes da Câmara de Comércio de Dubai e da FIESC, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro de Nadal; os secretários de Articulação Internacional, Juliano Froehner; da Fazenda, Cleverson Siewert; além do presidente da SCPAR, Renato Lacerda.
No dia 19, a comitiva catarinense reuniu-se com o Ministro de Estado do Comércio Exterior, Thani Al Zeyoudi, com executivos do Distrito Financeiro de Dubai e também com o diretor da Câmara Árabe-Brasileira, Rafael Solimeo.
Na quarta-feira (21), a programação ocorre em Abu Dhabi. Na agenda estão visitas a Higher Colleges of Technology, ao Fundo Mubadala e à companhia de investimentos ADQ, além de uma reunião com o presidente do departamento de cultura e turismo de Abu Dhabi, Mohamed Al Mubarak.