Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FIESC promove seminário sobre logística reversa e os impactos das novas regras ambientais

Programação reúne especialistas para debater regulamentação, infraestrutura, incentivos fiscais e oportunidades da cadeia da reciclagem em Santa Catarina

 

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) promove, no dia 20 de maio, em Florianópolis, o seminário “Logística Reversa de Embalagens em Geral no Estado de Santa Catarina”. O encontro vai reunir especialistas, representantes da indústria, entidades do setor e poder público para discutir os impactos, desafios e oportunidades da nova regulamentação estadual voltada à logística reversa e à economia circular.

Organizado pelo Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da FIESC, por meio da Coordenadoria de Logística Reversa, o seminário busca ampliar o diálogo sobre a implementação do Decreto Estadual nº 1.056/2025, que estabelece diretrizes para a estruturação e operacionalização do sistema de logística reversa de embalagens pós-consumo em Santa Catarina e também do Decreto Federal 12.688/2025, que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico no Brasil.

A programação abordará temas estratégicos para a indústria catarinense, entre eles:

“Logística reversa de embalagens em geral – Desafios a serem superados em Santa Catarina com a nova regulamentação estadual”;
“Logística reversa de embalagens em geral como estratégia de desenvolvimento da cadeia produtiva e riscos envolvidos”;
“Decreto Federal nº 12.688/2025 – Impactos do sistema de logística reversa de embalagens de plástico na indústria catarinense”;
“Da teoria à prática: modelos operacionais, infraestrutura e tecnologia para a implementação da logística reversa”;
“Crédito de Carbono, Reciclagem e Valorização Sustentável de Resíduos”;
“Lei de Incentivo à Reciclagem / Incentivos Fiscais”.

O debate ganha relevância diante do avanço das agendas regulatórias voltadas à gestão de resíduos e à economia circular, tanto em nível estadual quanto federal. As legislações estadual e federal em vigor ampliam as responsabilidades de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre a coleta, recuperação e destinação ambientalmente adequada das embalagens pós-consumo.

Serviço
Seminário FIESC: Logística Reversa de Embalagens em Geral no Estado de Santa Catarina
Data: 20 de maio de 2026
Horário: 9h – 17h
Local: Sede da FIESC
Endereço: Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi, Florianópolis (SC)
Inscrições: Formulário de inscrição.

Posts relacionados

Missão técnica à Itália fortalece cooperação internacional para a Transição Justa

Redação

Programas para ampliar ensino em tempo integral e corrigir atrasos no aprendizado

Redação

SENAI/SC promove evento com 7,6 mil vagas gratuitas em cursos técnicos

Redação