Blog do Prisco
Image default
Notícias

FIESC, SESI, SENAI E IEL ASSINAM O PACTO PELA INOVAÇÃO

Durante o 1º Encontro do Ecossistema Catarinense de Inovação, FIESC, SESI, SENAI e IEL assinaram o Pacto pela Inovação, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que tem o objetivo de mobilizar as entidades que apoiam ciência, tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo para impulsionar o ecossistema de inovação catarinense. Participam do Pacto 29 entidades governamentais e não-governamentais. A assinatura foi realizada na manhã desta segunda-feira (30), em Florianópolis. O evento segue até esta terça-feira (31).

Em seu discurso, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que o movimento em direção à indústria 4.0 chegou com força e, diante desse cenário, existiam duas possibilidades: assistir passivamente ou se tornar protagonista. “A FIESC decidiu ser protagonista no sentido de aproveitar as oportunidades que o sistema de manufatura avançada traz para Santa Catarina”, afirmou, salientando que a entidade tem três institutos de inovação e sete de tecnologia do SENAI, além do Centro de Inovação de Tecnologias para a Saúde, do SESI. Inclusive, recentemente, foram entregues os institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, localizados em Joinville.

Côrte, durante a assinatura do Pacto pela Inovação (Foto: Filipe Scotti)
Côrte, durante a assinatura do Pacto pela Inovação (Foto: Filipe Scotti)

“O fato é que o SENAI tem procurado soluções que desenvolvam a indústria e devolvam ao setor o conhecimento gerado a partir delas próprias. O SESI tem feito um esforço no sentido de implementar modelos educacionais inovadores, que buscam o engajamento não só dos estudantes e professores, mas das famílias, da sociedade e da indústria. Por meio do IEL temos evoluído na gestão dos processos de inovação no setor industrial”, declarou Côrte. Ele também chamou a atenção para outras iniciativas como o Movimento Santa Catarina pela Educação, a Aliança Saúde Competitividade e o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022). “Reitero nossa disposição de trabalharmos juntos no Pacto”, concluiu.

O diretor regional do SENAI/SC, Jefferson de Oliveira Gomes, disse que o processo de interiorização da inovação é uma grande oportunidade, pois a inovação, antes concentrada em alguns polos, se dissipa e amplia os benefícios à coletividade. “As inovações têm mudado tanto a sociedade que é difícil traçar conclusões. A única coisa que se sabe é que está barato o uso da tecnologia”, salientou, lembrando que o mundo passa por um outro estágio de maturidade, com desenvolvimento de produtos para a sociedade ou valor para os indivíduos.

Gomes ressaltou ainda que as pessoas são preponderantes nesse processo e informou que 65% das crianças de hoje executarão empregos que ainda não existem. “As pessoas têm talentos, mas precisamos dar as ferramentas para elas trabalharem”, disse, salientando que o Brasil tem cerca de 50 milhões de jovens de 15 a 29 anos, mas somente 10% têm formação de nível técnico. Isso representa um desafio e exigirá a qualificação dos profissionais que hoje estão no mercado e precisarão ser preparados para esse novo modelo que está transformando o mundo.   

O diretor de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Jean Carlo Vogel, destacou o potencial de Santa Catarina na área, mas disse que é preciso ampliar a geração de resultados. “A interiorização é fundamental para aumentar a proximidade com parceiros que integram o Pacto. Não é um movimento do governo. É um movimento do ecossistema de inovação e tem que ser feito de forma colaborativa. A inovação acelera o desenvolvimento do Estado”, declarou.

O secretário de Estado da Comunicação, João De Biase, lembrou que Santa Catarina é o segundo Estado mais competitivo do Brasil e esse resultado é um marco importante. “O Estado tem um mercado apto para receber novos investimentos”, afirma.

Posts relacionados

Crise aumenta romaria de prefeitos ao Badesc

Autor

FECAM defende revisão do orçamento da União para política de Assistência Social em 2018

Autor

Seminário debate migração e direitos dos trabalhadores em SC

Autor