Blog do Prisco
Manchete

Filiação de Angioletti abre disputa interna no PL de Itajaí

Vai ficar interessante a disputa interna pela indicação de candidatura a prefeito de Itajaí pelo PL.

Com a chegada do vereador Rubens Angioletti, são agora pelo menos dois nomes no partido com potencial para concorrer. O ex-vereador tucano Robison Coelho. Vale lembrar que na eleição de 2020, faltaram três mil votos para ele conquistar a vitória. O reeleito foi Volnei Morastoni (MDB). Tinha a máquina na mão.

Coelho ficou um tempo sem partido e alistou-se no PL em fevereiro deste ano, com uma grande festa na Sociedade Tiradentes de Itajaí.

O deputado federal Jorge Goetten, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira, e o  deputado estadual Carlos Humberto prestigiaram o ato. Ali já houve a sinalização de que Coelho poderia ser o nome liberal para a sucessão de Morastoni.

Angioletti chega ao seio liberal mantendo fortes ligações com a deputada Ana Campagnolo. Ela foi a grande mentora da transferência do parlamentar municipal do Podemos para o PL.

E agora, como vai ficar? Só um poderá ser candidato a prefeito. Sinalizações de lideranças estaduais do partido indicam que quem estiver melhor nas pesquisas internas será indicado postulante ao paço municipal.

São dois nomes fortes. Rubens Angioletti foi o vereador mais votado em 2020 na cidade peixeira. Fez mais de 4 mil votos, é comunicador e conservador. Falta-lhe experiência como administrador público.

Já Robison é ligado ao setor portuário e comenta-se, no senadinho itajaiense, que é mais preparado intelectualmente do que o neoconcorrente interno.

 

PERFIL POPULAR

Ainda sobre o quadro atual de Itajaí, há outro vereador que aparece com chances de disputar o pleito encabeçando uma chapa.

Trata-se de Osmar Teixeira, do Solidariedade, partido de esquerda. Segundo atentos observadores da cena itajaiense, Teixeira está bem avaliado na periferia da cidade pelo seu perfil de agitador nas redes sociais.

Um dirigente do PL confidenciou a um interlocutor do blog que, apesar da liderança popular de Osmar Teixeira, o parlamentar teria assumido o compromisso de não disputar a prefeitura em 2024.

Teixeira é radialista e apresentador de TV. A empresa tem como diretor um dirigente do PL itajaiense.

Marcelo Werner, presidente da Câmara, pode até colocar o nome à disposição, mas não tem chances de chegar. Outra vereadora, Anna Carolina (PSDB), que já foi candidata a prefeita em 2016 e por pouco mais de 700 votos não levou, é sempre lembrada. Avalia-se, contudo, que ela não concorrerá a prefeita no ano que vem.

O páreo estaria entre os nomes do PL, com Osmar Teixeira correndo por fora. O PT, que polarizou a eleição presidencial de 2022 com o PL, não apresentou nome considerado viável até o momento.

Um empresário do setor de construção, Fábio Inthurn, daa Lotisa, também é ventilado e estimulado. Quem conhece o empreendedor, contudo, aposta que ele não deixará a proa de seus negócios para entrar na política-eleitoral.

A conferir!

foto>PMI, arquivo, divulgação