Blog do Prisco
Destaques

Filiação de Portanova ao PT fortalece construção da frente ampla em SC

O ex-candidato a governador pela Rede Solidariedade em 2018, Rogério Portanova, filiou-se hoje (08) no Partido dos Trabalhadores, em ato realizado na Assembleia Legislativa. O presidente do PT e pré-candidato ao governo do Estado, Décio Lima, afirmou que faz 20 anos que a legenda não compõe uma aliança em Santa Catarina.

“Com a entrada da Rede Solidariedade oito partidos se consolidam numa frente ampla, e nos coloca num patamar de termos, com base no resultado das eleições de 2018, uma capilaridade de 24,8% dos votos em Santa Catarina. Estou convicto de que vamos ao segundo turno nas próximas eleições. Temos um elemento extraordinário que é o fato de Lula dar palanque para nós”, disse Lima.

fotos>divulgação

Segundo ele, o ambiente é muito bom para o PT e a presença do Rogério Portanova só engrandece. “Nosso partido é plural, horizontal, de massas e todo mundo pode se colocar à disposição para concorrer, a qualquer momento. Nos últimos 41 anos, superamos a ditadura, o que é uma conquista da nossa geração.”

Portanova foi um dos fundadores do PT e em 1982 teve a sua primeira candidatura. Passou pelo Partido Verde (PV) e, em 2022, vai fazer 40 anos na política de volta ao PT. “Junto comigo vem uma série de companheiros do PCdo B, do PSB, do PV e da Rede que integram a equipe que trabalhou comigo.”

Ele ressaltou que sua pré-candidatura ao governo não é “contra” Décio Lima, mas “com” Décio Lima, numa disputa saudável. “Na campanha de 2018 nos encontramos em todos os cantos do estado e havia harmonia nos nossos discursos porque tínhamos um inimigo em comum, que agora está mais consolidado.”

Ele disse que é inadmissível pessoas que se dizem sociais democratas e liberais estarem juntas do fascismo e que em lugar nenhum do mundo isto existe, só em Santa Catarina. “É lamentável que um dos estados mais educados do país seja o mais de extrema direita. Precisamos reverter este processo. Fiz uma convocação dos meus colegas de academia para que se engajem nesta luta e eles responderam à altura.”

Portanova foi recebido na Alesc por todos os deputados da Bancada do PT, Fabiano da Luz, Luciane Carminatti, Neodi Saretta e Padre Pedro Baldissera.

Na ocasião, o candidato ao Senado pela Rede Solidariedade nas eleições de 2018, Diego Mezzogiorno, também se filiou ao PT. O ato foi prestigiado pela vereadora de Florianópolis, Carla Ayres, o vereador de Dionísio Cerqueira, Alex Severia do Nascimento, o ex-prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis e a coordenadora das Mulheres PT da micro de Florianópolis, Juci Mara Santos Tomais.