Blog do Prisco
Coluna do dia

Filme repetido

Michel Temer tirou a terça-feira para evitar um meio-desastre na votação desta quarta, quando os deputados vão definir se nova denúncia contra o presidente – a segunda flechada de Janot, que acusa o mandatário de organização criminosa e obstrução de Justiça – deverá ter prosseguimento ou não. Na prática, suas “Excelências” vão decidir se o inquilino do Planalto pode ser investigado por crime comum.

Como da primeira vez, lá em agosto (ali, o presidente foi acusado de corrupção passiva), o processo deve ser suspenso, ficando em stand by até 2019. A vitória parece certa. Mesmo assim, Temer derrubou a agenda de ontem. Passou o dia recebendo deputados dispostos a negociar o voto por benesses de toda sorte. Uma verdadeira suruba político-financeira.

Michel Temer adotou o estilo de lutador de vale-tudo para evitar que o placar desta quarta seja menos consistente do que aquele dos idos de agosto. Na primeira vitória, Temer e aliados contabilizaram 263 votos favoráveis. Número melhor o que a maioria simples (257) e não tão distante dos dois terços (308), necessários para reformas constitucionais. Se os apoiadores de Temer minguarem neste quarta cinzenta de outubro, qualquer coisa que se assemelhe a uma reforma estruturante, seja fiscal, previdenciária ou de qualquer outra natureza, estará fadada às calendas gregas. Péssimo para o país, que só vê aumentar a conta do fisiologismo que impera em Brasília.

 

Conexão

Sobre as digitais de Raimundo Colombo na construção de um novo DEM-SC, tema abordado ontem na coluna, vale lembrar que a seção Barriga-Verde do Democratas é pilotada atualmente pelo ex-deputado Paulo Gouvêa da Costa, suplente do senador Dário Berger (PMDB). Os dois têm boa afinação, levando, naturalmente, o DEM a estar próximo do Manda Brasa. Além de vislumbrar uma alternativa ao PSD de Merisio, Colombo pode estar azeitando um novo canal de comunicação com os peemedebistas.

 

Aposta na idiotia

Na sua obsessão, e de seus lulo-fanáticos, de voltar à presidência, Lula da Silva se faz de bobo e julga que o distinto público é acometido, amiúde, de idiotia. Ao declarar que Dilma traiu o eleitorado (em entrevista a um jornal espanhol), entregando exatamente o oposto do que prometeu na golpista campanha de 2014, o fundador do PT fala a verdade. Mas esquece de olhar no espelho. Dilma jamais existiria sem Lula. Foi ele quem elegeu ela, uma gerentona grosseria, incompetente e absolutamente despreparada para gerir o que quer que seja.

 

Estratégia

Ao jogar a culpa do desastre petista no colo de sua criatura, Lula da Silva, sempre tentando ser mais esperto do que a esperteza, procura descolar sua imagem de Dilma, sugerindo, ainda, que se não fosse ela, o “mar de rosas” de seus dois mandatos (irrigado por mensalões, petrolões e todo o tipo de maus-feitos) estaria mansamente banhando a vida deste país ainda hoje. Lula sendo cada vez mais Lula da Silva.

 

Novo desembargador

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina já tem novo desembargador. Foi assinado, no fim da tarde de segunda, 23, o ato de nomeação do procurador de Justiça Sidney Eloy Dallabrida. Ele entra na vaga destinada ao Ministério Público, pelo chamado quinto constitucional.

Dallabryda foi o menos votado entre os três indicados que passaram pelo crivo do pleno do Tribunal de Justiça. Conquistou 51 votos. Gladys Afonso foi a mais votada, com 70 votos, e Durval da Silva Amorim ficou com 69 votos.