Blog do Prisco
Destaques

Fim do foro sob ameaça no Senado!

Apesar da pressão social e de senadores favoráveis (41 dos 81 assinaram), como Randolfe Rodrigues (propositor) e Álvaro Dias, o futuro da PEC que extingue o foro por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado, é incerto.

Nos últimos dias, circularam informações de que a proposta iria a plenário nesta semana. Mas o próprio Randolfe já admite que a apreciação pode ficar para abril.

Nos bastidores existe a movimentação para brecar o avanço da PEC. É verdade que 41 senadores subscreveram o protocolo para acelerar a votação, mas assinaturas podem ser retiradas, atravancando o trâmite. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, enrolado na Lava Jato, assim como outras figurinhas carimbadas (Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, por exemplo), não querem nem ouvir falar na aprovação da matéria.

Mantendo o foro privilegiado, suas excelências envoltas em suspeitas gravíssimas mantêm seus processos no âmbito do STF, onde a tramitação é mais lenta. São apenas 11 ministros, todos abarrotados de processos e cuja proximidade com os políticos não é novidade para ninguém!

TRIPÉ

Os três senadores por Santa Catarina, Paulo Bauer, Dário Berger e Dalirio Beber, até o momento estão no grupo favorável ao fim da excrescência chamada foro privilegiado.

MANOBRAS

São tão notórios os movimentos para barrar a PEC que fulmina o privilégio do foro para autoridades e senadores como o próprio Eunício Oliveira articulam disputar novo mandato na Câmara Alta – abrindo mão de concorrer ao governo de seus estados (governador é julgado pelo STJ) -, na certeza de que a proposta não vingará. A conferir!

NÚMERO

Atualmente, 36 mil iluminados, ops, autoridades, estão sob o generoso guarda-chuva do foro privilegiado.

 

Posts relacionados

Santa Catarina atinge marca histórica de menor desemprego dos últimos 13 anos

Redação

Candidatura de Carluxo por SC depende de fator nacional

Redação

Movimentação de cargas nos portos de SC cresce 5,2% no primeiro semestre de 2025

Redação