Blog do Prisco
Coluna do dia

Fim do Foro

Apesar da pressão social e de senadores favoráveis (41 dos 81 assinaram), como Randolfe Rodrigues (propositor) e Álvaro Dias, o futuro da PEC que extingue o foro por prerrogativa de função, o chamado foro privilegiado, é incerto.

Nos últimos dias, circularam informações de que a proposta iria a plenário nesta semana. Mas o próprio Randolfe já admite que a apreciação pode ficar para abril.

Nos bastidores existe a movimentação para brecar o avanço da PEC. É verdade que 41 senadores subscreveram o protocolo para acelerar a votação, mas assinaturas podem ser retiradas, atravancando o trâmite. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, enrolado na Lava Jato, assim como outras figurinhas carimbadas (Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias, por exemplo), não querem nem ouvir falar na aprovação da matéria.

Mantendo o foro privilegiado, suas excelências envoltas em suspeitas gravíssimas mantêm seus processos no âmbito do STF, onde a tramitação é mais lenta. São apenas 11 ministros, todos abarrotados de processos e cuja proximidade com os políticos não é novidade para ninguém!

 

Tripé

Os três senadores por Santa Catarina, Paulo Bauer, Dário Berger e Dalirio Beber, até o momento estão no grupo favorável ao fim da excrescência chamada foro privilegiado.

 

Manobras

São tão notórios os movimentos para barrar a PEC que fulmina o privilégio do foro para autoridades e senadores como o próprio Eunício Oliveira articulam disputar novo mandato na Câmara Alta – abrindo mão de concorrer ao governo de seus estados (governador é julgado pelo STJ) -, na certeza de que a proposta não vingará. A conferir!

 

Número

Atualmente, 36 mil iluminados, ops, autoridades, estão sob o generoso guarda-chuva do foro privilegiado.

 

Petistas

O casal de deputado Décio (federal) e Ana Paula Lima (estadual) está promovendo palestra a ser proferido pelo correligionário e ex-ministro Ricardo Berzoini em Blumenau. Com o tema “O desmonte da Previdência e dos direitos trabalhistas”, o evento será no dia 30, no Hotel Himmelblau , a partir das 19h.

 

Frase

“Quando o animal chega ao frigorífico, seja ele enquadrado no Sistema de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal, é obrigatória a presença de um veterinário durante o abate. São feitos exames antes e depois do abate, para certificar que a carne está apta ao consumo.” Enori Barbieri, presidente da Cidasc.

 

Endereço

Vem chamando a atenção em Balneário Camboriú a postura do ex-prefeito Edson Piriquito. Normalmente evasivo e de difícil acesso quando estava no mandato, ele agora passou a gravar vídeos malhando o governo Temer. São postados em sua página no facebook. Há quem garanta que está preparando as malas para deixar o PMDB. O projeto seria disputar uma cadeira na Alesc em 2018. Mas por outra legenda.

 

Na fila

Prefeitos que assumiram pela primeira vez em janeiro estão cometendo o erro crasso de infestar a máquina pública com políticos, muitos derrotados nas eleições de 2016! Esta é a fórmula ideal para, além de administrar a cidade, conviver com a ameaça permanente de escândalos esperando para acontecer.

 

Despreparo

A queda de 14% no faturamento das empresas turísticas na temporada que se encerrou agora em março é reflexo direto da falta de profissionalismo – notadamente nos últimos anos – que grassa no setor. Começa no poder público, em várias esferas, e passa pela iniciativa privada. Competência e seriedade, senhores, para não matar galinha dos ovos de ouro.