Blog do Prisco
Coluna do dia

Final de Semana

A disputa no PSDB

A exemplo do que ocorreu em 2013, o deputado estadual Marcos Vieira se movimenta para disputar a presidência estadual do PSDB. A convenção está marcada para o dia 13 de junho. Vieira está contando com o apoio dos ex-deputados Doia Guglielmi e Gilmar Knaesel, além do líder da bancada tucana na Alesc, Serafim Venzon.  É o suficiente para criar uma corrente dentro da legenda, não para vencer o pleito. Até porque, o atual presidente, senador Paulo Bauer, vai buscar novo mandato e é favoritíssimo. As chances de o deputado estadual ficar novamente na estrada são muito grandes.

Bauer conta com a simpatia da maioria do partido e também do novo senador, Dalírio Beber, que tem excelente relacionamento com Marcos Vieira. Mas deve fechar mesmo com o colega de Câmara Alta. No Senado, em Brasília, o novato tem sido apresentado a todas as principais lideranças justamente pelo colega catarinense. Ou seja, o grande suporte de Dalírio hoje na nova e desafiadora função atende pelo nome de Paulo Bauer.

 

 

Independência

Outro ponto fundamental: Marcos Vieira é deputado estadual, está alinhado e votando com Raimundo Colombo. Sua hipotética ascensão à presidência inviabilizaria o discurso alternativo do PSDB para 2018. Bauer, além do recall da eleição passada, mantém independência e uma distância calculada do governador, colocando-se claramente como alternativa para a próxima eleição estadual.

 

 

Mais 400 vagas

Já está na Assembleia Legislativa um projeto de lei para aumentar o número de agentes penitenciários em SC, de 2,1 mil para 2,5 mil. A mesma matéria também propõe a criação de mais 190 vagas de agentes de segurança socioeducativo. Ada de Luca, secretária de Justiça, disse que o aumento no efetivo é de “extrema necessidade.”

 

 

 

Meio Ambiente

A OAB/SC e a Fatma firmaram convênio para elaboração de estratégias para solução de problemas nas unidades de conservação do Estado, especialmente em relação à regularização fundiária e elaboração de planos de manejo.

 

Grupo de trabalho

Pelo convênio, as duas instituições se comprometem a criar grupo de trabalho para estudo de projetos voltados à proteção e regularização ambiental das unidades. A OAB/SC também irá orientar outros órgãos públicos em assuntos relacionados às unidades, assim como dar suporte jurídico quando necessário.

O convênio foi assinado pelo presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, e pelo presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates, em reunião promovida pela Comissão de Meio-Ambiente.

 

 

Litoral

Em Balneário Camboriú, já está fervilhando nos bastidores forte movimentação para se criar uma terceira via. Líderes tradicionais como Leonel Pavan e Edson Piriquito estão desgastados e não promoveram o aparecimento de novas lideranças. O jovem suplente de deputado federal, Fabrício Oliveira, já vem despontando como um dos favoritos. Os empresários da construção civil também articulam o lançamento um nome do grupo e a vereadora do PT, Marisa Zanoni, também cogita candidatar-se à prefeitura do maior balneário do Sul.