Blog do Prisco
Destaques

Fiscalização de Impacto em Florianópolis vai priorizar área da construção civil

O mês de fevereiro inicia priorizando as ações de fiscalização presencial pelo CREA-SC. Do dia 8 ao dia 12, o Conselho realiza uma Fiscalização de Impacto na ilha de Florianópolis com foco nas atividades da área da construção civil e participação de dez agentes fiscais.

Além de ampliar e reforçar a fiscalização em determinadas regiões, as ações de impacto proporcionam maior visibilidade ao Conselho e também oportunidades às empresas e profissionais habilitados. As atividades iniciam na segunda-feira (8), com uma reunião na sede do Conselho, onde serão definidos roteiros e planos de fiscalização para cada agente fiscal.

Incluir a fiscalização novamente como prioridade é uma das metas do atual presidente Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, que iniciou seu terceiro mandato em janeiro de 2021.

O gerente de fiscalização, Eng. Amb. Ingo Eugênio Dal Pont Werncke explica que a definição da capital do estado como local da primeira fiscalização de impacto de 2021 é uma decisão estratégica e coloca a sede do Conselho como referência para regularização de obras que necessitam de acompanhamento técnico por profissional habilitado.

O CREA-SC já realiza a fiscalização em todo o estado diariamente e as ações de impacto intensificam as atividades para suprir demandas específicas. “Vamos iniciar atendendo as necessidades na capital que é a nossa sede, mas o objetivo é ampliar para todo o estado, incluindo também outras áreas de atuação profissional,” ressalta.

Segundo Ingo, até o momento já estão planejadas outras seis fiscalizações de impacto em Santa Catarina, a próxima deve acontecer na região do litoral Norte nos municípios das inspetorias regionais de Itajaí e Joinville e outras cinco tem como foco as áreas da agronomia. Esse planejamento atende uma demanda da Câmara Especializada de Agronomia, cujos conselheiros contribuíram com a elaboração de um plano estratégico de fiscalização na área.

“As ações intensivas nos permitem ainda uma autoavaliação do trabalho e também identificar novas possibilidades. É importante para os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências perceberem a presença e a atuação do Conselho, cumprindo seu papel de órgão fiscalizador, suprindo tais necessidades e demandas e garantindo segurança à sociedade”,