Blog do Prisco
Destaques

Florianópolis ganha escola que usa tecnologia para ajudar o aluno a estudar melhor

Aplicativo e metodologia próprios otimizam o tempo dos alunos, proporcionando uma preparação mais saudável para os adolescentes que estão prestes a entrar na universidade.

A necessidade de tomar decisões que podem definir seu futuro e a tensão causada pela proximidade do vestibular impactam os adolescentes que ingressam no ensino médio. Buscar meios de melhorar a rotina de estudos pode ser essencial nesse momento desafiador. Especializado na condução dos alunos até as melhores faculdades, o Colégio e Curso AZ abre a primeira unidade no estado, no Centro da capital, e aposta na tecnologia como ferramenta para facilitar a organização dos estudantes e na customização do aprender, com um atendimento mais próximo e personalizado, criando um ambiente escolar estimulante e criativo.

O aplicativo próprio do colégio concentra vídeo-aulas, conteúdos em texto e listas de exercícios em um mesmo ambiente. Na tela do smartphone, tablet ou computador o aluno acompanha todas as atividades desenvolvidas e verifica em detalhes seu desempenho nos exercícios de reforço do conteúdo feitos em casa. “O aplicativo ajuda o estudante a identificar disciplinas às quais ele precisa dar mais atenção”, diz Rafael Visolli (foto), que atua há mais de dez anos na área de educação, como professor e gestor, e será o coordenador do AZ Florianópolis. Ele explica que o importante é usar as informações como auxílio para direcionar esforços e ganhar eficiência no estudo. “Ao perceber maior dificuldade em um ponto específico de determinada matéria, o aluno vai se concentrar ali”.

Diretor da AZ Florianópolis, Erivaldo de Carvalho explica que os alunos não precisam decidir sozinhos por eventuais ajustes na rotina de estudos. A equipe do colégio acompanha todos resultados acadêmicos e usa os dados para identificar de forma rápida quem está em dificuldades. A partir daí, a ação é imediata. “Optamos por ter turmas menores, preparamos a equipe e desenvolvemos uma metodologia específica para construir um modelo que oferece atendimento quase customizado para as necessidades de cada pessoa. Um aluno é sempre diferente dos demais – e precisamos ter isso em mente no momento de apoiá-lo”.

Nesse contexto, o aplicativo e a tecnologia são as faces mais visíveis de um método criado pela escola para melhorar a performance dos alunos. Todo o conteúdo de todas as disciplinas foi dividido em capítulos distribuídos ao longo do ano, com data para começar e terminar. “Quando inicia o ano, o estudante já sabe quando terá um determinado conteúdo. Isso simplifica a organização dos estudos e facilita o trabalho do professor, que atua dentro de um cronograma definido anteriormente”, diz Visolli. “Ao seguir um planejamento adequado, o aluno estuda de maneira mais eficiente e com resultados de aprendizagem mais efetivos. Podemos dizer que ele estuda melhor”.

Com a implementação do novo Ensino Médio, obrigatório em 2022, e conectada com as mudanças de comportamento e hábitos dos jovens, a escola também vai ter disciplinas para o desenvolvimento de competências do futuro. Em disciplinas específicas, os alunos poderão aprender como criar a própria startup, a melhor maneira de administrar as finanças pessoais e fazer investimentos, e ainda ter uma preparação para serem cidadãos do mundo, com aulas para aqueles que desejam cursar uma faculdade em outro País, ter uma experiência internacional ou apenas entender a realidade de outras nações.

Sobre o AZ

O Colégio e Curso AZ faz parte do SEB, o maior grupo de educação básica do Brasil. O SEB atua em mais de 20 países por meio da rede de escolas bilíngues canadenses Maple Bear, mais de 1.000 polos de EAD, gestão de escolas como Concept e Pueri Domus, além da Conexia Educação, uma edtech de soluções para a educação.

O AZ Floripa será a primeira unidade da marca em Santa Catarina, mas é o início de um plano de expansão pelo Estado que deve começar ainda em 2021. Fundado em 2006 por professores já com bastante experiência na preparação para as carreiras mais concorridas do vestibular e com a intenção de aliar o ensino de qualidade a uma perspectiva mais individualizada de atendimento, o Colégio e Curso AZ tem outras sete unidades no Rio de Janeiro.