Blog do Prisco
Notícias

Florianópolis recebe educadores do Fórum Estadual de Educação nesta quinta-feira, 25

Participarão aproximadamente 200 educadores das entidades que integram  os 51 municípios da região

O Fórum Estadual de Educação (FEE/SC) promove nesta quinta-feira, 25, o quarto Seminário do Plano de Educação – SC Em Movimento no Espaço Físico Integrado (EFI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Serão no total cinco encontros que tem como propósito atingir todas as Gerências Regionais de Educação e os representantes dos 295 municípios de Santa Catarina para analisar e implementar os Fóruns Municipais de Educação.

De acordo com a coordenadora do FEE, Elza Moretto, os Planos Municipais de Educação (PME) também estão no foco do encontro. “Acompanhar o desenvolvimento dos Planos faz parte de um conjunto de ações para que possamos promover a integração das redes de educação do Estado”, explica Moretto, que atualmente também é secretária-adjunta da Secretária de Estado da Educação.

O palestrante deste quarto encontro será Arnobio Marques de Almeida Junior (Binho Marques), representante da Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino do Ministério da Educação (SASE/MEC) como membro/titular do Fórum Nacional de Educação. Para Marques, o papel crucial dos fóruns é a democratização da educação, pois essa é uma forma de assegurar o acesso de uma educação pública com qualidade para todos.

Além de ser uma forma de envolver os gestores e a comunidade escolar nas políticas educacionais, a implantação e/ou fortalecimento dos Fóruns Municipais da Educação, está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).