Blog do Prisco
Notícias Últimas

Florianópolis sediará o 12º KCWS, reunião anual da Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento

Iniciativa da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomercio SC, evento trará especialistas internacionais e irá reconhecer as melhores iniciativas com o Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City)

 

Pela primeira vez, o Brasil vai sediar uma edição do Knowledge Cities World Summit (12º KCWS), evento internacional sobre cidades do conhecimento e sustentáveis, que ocorre em Florianópolis (SC), entre os dias 4 e 7 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé. Será o momento do ano em que formuladores de políticas públicas, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diferentes áreas vão se encontrar para debater como os centros inovadores podem crescer e se tornar modelos de desenvolvimento urbano baseados no conhecimento.

O tema desta edição será Sustentabilidade e Inovação na Era do Conhecimento e o objetivo é mostrar e discutir soluções para as cidades e suas regiões enfrentarem desafios como inclusão social, desigualdades econômicas e degradação ambiental. O encontro pretende propiciar a troca de experiências, o amadurecimento de iniciativas e contribuir para o avanço de discussões.

O KCWS, ou Cúpula Mundial das Cidades do Conhecimento, é uma reunião profissional independente e global promovida anualmente, desde 2008, pelo World Capital Institute (WCI). Nos anos anteriores, foi realizada no México, China, Austrália, Israel, Itália, Turquia, Estônia, Coreia do Sul, Viena, Peru e Espanha.

Entre o público alvo estão os representantes do setor público responsáveis pela proposição e implementação de políticas, além de interessados nas ferramentas da era do conhecimento para a construção de sociedades mais justas, inteligentes e sustentáveis.

É dirigido ainda a cientistas, professores e alunos de graduação e pós-graduação, empresários, arquitetos e profissionais da área da tecnologia e da construção civil, que tratam da sustentabilidade urbana com um viés ambiental e antropocêntrico (que tem o ser humano como principal referencial).

“Está voltado para a ´quádrupla hélice´, composta pelas universidades, governos, empresas e sociedade”, resume a presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio) e coordenadora do KCWS, Jamile Sabatini Marques.

Programação

Serão quatro dias de atividades intensas. Estão previstas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

A programação prevê nove plenárias, conduzidas por mais de 25 especialistas de renome nacional e internacional e a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City), no qual as cidades vencedoras serão homenageadas. No último dia, a plenária final será dedicada à elaboração de uma nova agenda para a era do conhecimento.

Confira a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile. O evento também contará com apresentações culturais e tradução simultânea nas principais plenárias.

Cidades inteligentes

O 12º KCWS será realizado na capital catarinense, por iniciativa da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC. A Federação vem debatendo o tema “cidades” desde 2013, em parceria com o LabChis – Laboratório de Cidades mais Inteligentes e Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O Sistema Fecomércio SC Sesc | Senac tem agenda política e institucional voltada ao desenvolvimento de Santa Catarina, portanto precisamos jogar luz  nos desafios emergentes das cidades. O KCWS será uma oportunidade para reunir universidade, governo, empresas e sociedade e discutir soluções para o crescimento urbano inteligente, inovador e sustentável”, diz o presidente do Sistema Fecomércio SC | Sesc | Senac, Bruno Breithaupt. O evento é uma co-realização com o Sebrae SC.

Promoção do Sistema Fecomércio/SC e correalização do Sebrae/SC.

 

 

Posts relacionados

NA FIESC, MINISTRO ANUNCIA AMPLIAÇÃO DO BRASIL MAIS PRODUTIVO PARA 2017

Autor

Décio promete igualdade em encontro de mulheres

Autor

PRESSÃO SUPRAPARTIDÁRIA EM APOIO AO HOSPITAL SÃO JOSÉ, DE CRICIÚMA

Autor