Blog do Prisco
Notícias Últimas

Florianópolis vai ter prédio inovador

Softplan, uma das maiores empresas de software do país, investe R$ 40 milhões em estrutura que prioriza convivência, tecnologia e transporte não motorizado

Até o segundo semestre deste ano, Florianópolis terá uma nova estrutura para o desenvolvimento da tecnologia no Norte da Ilha: a nova sede da Softplan, uma das maiores empresas de software do Brasil. O empreendimento terá 28 mil metros quadrados e está sendo construído no Sapiens Parque. O projeto, que contou com um investimento de R$ 40 milhões de reais, levou em consideração o ecossistema de Tecnologia da Informação da região, valorizou espaços abertos, de convívio e a funcionalidade das áreas técnicas. A obra, que está avançada, pode ser acompanhada aqui.

Os dois blocos do complexo estão interligados por passarelas e uma cobertura comum. O bloco A, que tem quase 18 mil metros quadrados, vai receber a maior parte das áreas de desenvolvimento, além dos equipamentos e da área de serviços que abastecem o edifício nas áreas de trabalho. No ático, áreas cobertas e descobertas vão permitir que os colaboradores aproveitem momentos de relaxamento e convívio. A nova sede da empresa vai ser o local de trabalho dos cerca de 1100 funcionários da Softplan em Florianópolis. No bloco B as áreas de trabalho estão posicionadas de modo que valorizem a paisagem visual e a iluminação natural.

Softplan - nova sede 1

Depois da inauguração, uma das prioridades será funcionar com a menor quantidade de recursos possível. Entre os dispositivos instalados para essa finalidade estão uma membrana externa nos vidros da fachada, para regular a incidência da luz natural. Ela será recolhida automaticamente quando o vento for intenso. Além disso, a água da chuva será aproveitada e devolvida ao meio ambiente após tratamento.

Para valorizar a sustentabilidade no transporte, a nova sede terá 140 vagas de bicicleta, 103 de moto e um estacionamento para 250 carros. Quem quiser poderá ir pedalando à empresa, pois vestiários também foram incluídos no projeto. A nova sede também vai permitir à comunidade frequentar um novo espaço: entre os dois terrenos onde está instalado o Sapiens há uma praça pública de acesso livre.

Sobre a Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas de software de Santa Catarina, com cerca de 1500 colaboradores. Atua há 25 anos no desenvolvimento de softwares de gestão empresarial e gestão pública. Desenvolve soluções corporativas para segmentos específicos de negócios, com foco em cinco áreas de atuação: indústria das construção; administração pública; projetos cofinanciados por organismos internacionais; departamento de infraestrutura, transportes e obras; judiciário, Ministério Público e Procuradorias. Suas soluções já estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos.

Fotos>divulgação