Blog do Prisco
Notícias Últimas

Floripa Airport e BNDES assinam contrato de financiamento

A Floripa Airport, empresa pertencente ao grupo Zurich Airport, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta segunda-feira (17/12) o contrato de financiamento das obras do Aeroporto Internacional de Florianópolis. O valor financiado é de R$ 376 milhões, na modalidade Project Finance.

O recurso será destinado para a construção de um novo e moderno terminal, quatro vezes maior que o atual e com capacidade para 8 milhões de passageiros, num total de 49 mil metros quadrados de área.

foto>divulgação

Detalhes da nova estrutura:

  • Dois níveis, um para embarque e outro para desembarque;
  • 10 pontes de embarque;
  • Área comercial com 5.430 metros quadrados;
  • Check-in com 44 posições;
  • 7 esteiras de restituição de bagagem;
  • Estacionamento para 2.530 veículos.

O plano de investimentos da Floripa Airport também inclui a construção de um novo pátio de aeronaves com 16 posições (mais de três vezes a capacidade do pátio atual), construção de nova pista de táxi para aeronaves e adequações nas pistas de pouso e decolagens.

O empréstimo para Florianópolis foi aprovado no início de dezembro, após 196 dias de análise.

“As questões relacionadas a custo e prazo foram muito favoráveis ao nosso projeto e nos deram segurança para seguir em frente. A nossa forte expertise no setor e um bom rating de crédito reforçaram o projeto. Estamos muito satisfeitos por temos obtido em um prazo relativamente curto uma estrutura de financiamento aderente às características do projeto”, avalia André Klamas, Diretor Financeiro da Floripa Airport.

O grupo Zurich Airport venceu o leilão de concessão do aeroporto de Florianópolis em março de 2017, com prazo de concessão de 30 anos. A concessionária suíça assumiu a operação em 03 de janeiro de 2018 e iniciou a construção do novo terminal 12 dias depois, em 15 de janeiro. As obras estão 3 meses adiantadas, e o novo terminal entra em operação no segundo semestre de 2019.