Blog do Prisco
Destaques

Floripa Airport inaugura novo Aeroporto Internacional de Florianópolis

O novo Aeroporto Internacional de Florianópolis entra em operação no dia 1° de outubro de 2019. No fim de semana anterior, dias 28 e 29 de setembro, a Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport, realiza os eventos de inauguração da nova infraestrutura.

No sábado (dia 28), será realizada a cerimônia oficial de inauguração, com a presença de autoridades nacionais, locais e executivos do grupo Zurich Airport, vindos diretamente da Suíça. São esperadas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e demais autoridades. No domingo (dia 29), ocorrerá a festa de inauguração, com visitação ao novo terminal e Boulevard 14/32, atrações culturais e shows, aberta à população, porém mediante inscrição prévia e gratuita (veja mais detalhes abaixo).

Com investimentos de R$ 570 milhões, o novo aeroporto de Florianópolis contempla duas grandes infraestruturas: o novo terminal, com 49 mil metros quadrados, 4 vezes maior que o atual e capacidade para 8 milhões de passageiros por ano; e o Boulevard 14/32, a primeira grande praça de eventos, lazer e compras entre todos os aeroportos do Brasil.

O novo aeroporto de Florianópolis, cidade que é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros do país e hoje é um dos principais polos tecnológicos do Brasil, implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar. Corroboram com esta premissa a própria construção do Boulevard 14/32 e do terraço panorâmico (estrutura que não existe em nenhum outro aeroporto do Brasil).

O grupo Zurich Airport ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis em março de 2017 para operá-lo por 30 anos. O grupo detém 100% da operação do aeroporto. Além de Florianópolis, a Zurich Airport adquiriu também a concessão dos aeroportos de Vitória e Macaé e tem 12,5% de participação na administração do BH Airport. 

Programação

28/09 – Cerimônia oficial de inauguração do novo aeroporto
(Evento fechado para autoridades e convidados da Floripa Airport)

17h – visitação do novo terminal e Boulevard 14/32

18h30 – início da cerimônia, com discursos oficiais e apresentações artísticas

21h – encerramento

29/09 – Festa de inauguração

13h – visitação ao novo terminal e Boulevard 14/32

16h – show com Eliana Burki, atração internacional

17h – show Dazaranha e Camerata Florianópolis

19h – encerramento