Blog do Prisco
Coluna do dia

Foco na infraestrutura

Um dos pontos altos do evento comemorativo pelos 70 anos da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ontem, em Florianópolis,  foi a palestra do vice-presidente da República Hamilton Mourão.

Em linhas gerais, ele falou sobre o novo momento político e econômico, projetando, a médio prazo, o fortalecimento de uma grande economia liberal neste país (apesar de questões mais pontuais, como o Coronavírus). Oxalá a vanguarda do atraso não obtenha êxito em suas sanhas golpistas para frear esse processo fundamental ao verdadeiro desenvolvimento da nação.

Antes da fala vice-presidencial, o presidente da Federação, Mário César Aguiar, conversou com convidados e a imprensa. Externou que a entidade está focada: Santa Catarina precisa, urgentemente, melhorar a infraestrutura, especialmente no modal rodoviário. Sobretudo nas BR’s, que são as estradas federais que cortam o estado.

Dever de casa

Os catarinenses fazem e muito bem sua parte. Com sua incrível malha portuária, com terminais públicos e privados, o estado responde, hoje, por 20% das exportações do país! É fenomenal. Mas seguimos, como historicamente tem sido, praticamente ignorados pela União, para onde enviamos bilhões todos os anos. E a contrapartida, como diria aquele famoso humorista, ó (bem pequeninha).

FRASE

“Um foco só. A questão de infraestrutura. É grande a demanda de Santa Catarina. Temos desempenho econômico muito superior à média nacional, mas poderia ser muito maior se a infraestrutura fosse melhor.” Mário César Aguiar, presidente da Fiesc

PSL tucanou

A defesa do deputado estadual Felipe Estevão, que foi notificado extrajudicialmente pelo Conselho de Ética do PSL catarinense por suposta infidelidade partidária, está pedindo a anulação de todo o procedimento ético-disciplinar porque não há legitimidade partidária por parte de membros deste colegiado.

PSL tucanou 2

O presidente do Conselho de Ética, Alessandro Gruner, e o secretário, Jefferson da Fonseca, são filiados ao PSDB de Joinville. As certidões foram retiradas pela defesa de Estevão junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) no dia 18 de fevereiro.

Por óbvio, filiados a outro partido não podem exercer qualquer função em outra agremiação partidária, especialmente em segmento tão delicado quanto o Conselho Ético. Seria até antiético!

Policiais

Segue o impasse entre o governo do Estado e os policiais militares. O sentimento na categoria é de profunda revolta e desapontamento. Mas a hipótese de greve, por ora, está absolutamente descartada. Na primeira proposta ofertada pelo Centro Administrativo, o reajuste salarial seria de 12,5%, escalonadamente. Na segunda tentativa, o governo apresentou a possibilidade de pagar 17,5% em quatro parcelas até 2022.

Contraproposta

O fato é que os PM’s reivindicam 20% de reposição em relação a perdas inflacionárias que chegariam a 37% nos últimos seis anos. E tudo em 2020. Além de incorporação de gratificação (Iresa) e outras questões previdenciárias e da carreira. Nestes últimos pontos, parece que já há nova convergência. Por falar em convergência, os oficiais, representados pela Acors, também estão participando das negociações. E também não gostaram da proposta governista. Nesta segunda-feira, 2, tem nova rodada de conversas na Secretaria de Administração.