Blog do Prisco
Notícias Últimas

Formação Política para Mulheres é a temática de curso da Escola do Legislativo

As Escolas do Legislativo da Serra e Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), realizaram nesta quinta (21) o curso de Formação Política para Mulheres, ministrado pela pedagoga e especialista em tecnologia da educação, Melissa Figueiredo Silvestre, no Plenário Nereu Ramos da Câmara de Lages. Vereadores, vereadoras, servidoras do Poder Legislativo e pessoas da comunidade participaram das atividades.

Segundo a ministrante, os objetivos do curso são de fomentar e fortalecer a participação feminina no processo político. “Lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na política. Não podemos construir algo coletivo sem o senso crítico de nossa ausência na área da política, nossa busca é pela inclusão e igualdade entre os gêneros, para isso precisamos ampliar e abrir os debates desse tema” comentou Melissa. No decorrer das explanações, ela apresentou dados estatísticos da ocupação nos espaços dos parlamentos por mulheres, abordagens sobre projetos de leis e políticas públicas que nasceram dos movimentos liderados por mulheres, além de reflexões acerca dos desafios de conscientizá-las sobre o direito ao espaço na sociedade em qualquer segmento.

Coordenadora da Escola do Legislativo da Alesc, Adeliana Dal Pont comentou sobre a importância de se trazer assuntos relevantes e treinamentos específicos proporcionados pela parceria entre a escola estadual e a regional. “Celebramos um termo de cooperação técnica e colocamos em prática a motivação de uma mulher se espelhar em outra. Almejamos que nosso trabalho fortaleça ou desperte o desejo de participação feminina na política para que assim surjam novas lideranças, dispostas a construir uma sociedade mais justa”, disse ela.

Este é o terceiro curso viabilizado pela Escola do Legislativo da Serra. Segundo a vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressistas), presidente da Escola do Legislativo da Serra, serão realizados outros quatro até o fim do ano. A parlamentar também destacou a participação da União das Câmaras de Vereadores da Região Serrana (Uveres), que proporciona a participação de lideranças dos outros municípios. “O trabalho que desenvolvemos é o exercício das nossas responsabilidades enquanto instituições públicas. A parceria entre Uveres, Alesc e Câmara qualifica o papel de incentivar, inspirar e encorajar as mulheres a exercer a cidadania plena, participando das atividades que refletem no dia a dia da população” relatou.

O presidente do Poder Legislativo Lageano, Gerson Omar dos Santos (PSD), presidente também da Uveres, falou em nome de ambas as instituições. “Enquanto representantes da sociedade, estando na função de gestor tanto na Câmara quanto na União das Câmaras, tenho a responsabilidade de viabilizar ações coletivas que colaborem com o fortalecimento do processo democrático. Ampliar a participação popular e feminina é um grande desafio, precisamos mostrar resultados positivos de credibilidade para assim apontarmos um caminho. É preciso motivação para agregar valores e convencer que a política precisa das pessoas do bem”, concluiu o vereador.