Blog do Prisco
Notícias Últimas

Formatura de entrega dos espadins aos cadetes do curso de formação de oficiais marca o dia do soldado em SC

Na próxima quarta-feira, 25, em comemoração ao Dia do Soldado, os 38 novos oficiais da Polícia Militar de Santa Catarina estarão recebendo seus espadins como símbolo da sua formatura no segundo estágio no curso de formação.

A solenidade, que acontecerá a partir das 19h, no Centro de Ensino da PMSC, localizado em Florianópolis, remonta a história do espadim à época dos czares, quando o comandante do exército russo, Alexandro III, solicitou que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço a fim de que os príncipes do império as usassem até estarem aptos para exercer a função de comando.

O espadim, arma símbolo do cadete, conhecido também como o sabre de Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, ouro e marfim é conferido ao cadete da Academia de Polícia Militar como símbolo da honra policial militar, em reverência e culto à memória do mártir da inconfidência mineira, o alferes do regimento de cavalaria de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes” – patrono da Polícia Militar.

O sabre de Tiradentes é o símbolo que marca o ingresso do cadete na vida acadêmica policial militar, etimologicamente se origina do francês e significa “irmão mais novo”. O espadim visa firmar o compromisso dos cadetes com a academia, berço de sua formação policial militar, jurando obediência, zelo, respeito e disciplina no seu aprimoramento físico, moral e intelectual.