Blog do Prisco
Notícias

Fórum Santa Catarina reúne mais de 300 pessoas

O Conselho Regional de Administração em parceria com SBT SC e a Fundação Carlos Joffre realizaram na noite desta segunda-feira, 10, a primeira edição do Fórum Santa Catarina 2015. O evento foi realizado no Hotel Sandri, em Itajaí e teve entrada gratuita. Estiveram no presentes no auditório, o presidente do CRA-SC, Evandro Fortunato Linhares, o presidente da Alesc, Gelson Merísio, o presidente do SBT SC,  Carlos Amaral, o deputado federal  Esperidião Amin, o secretário de Administração de Itajaí, Onézio Gonçalves, além de
professores, coordenadores, tecnólogos, alunos, conselheiros e delegados do CRA.

cra sbt Merísio e AminO primeiro Fórum foi uma oportunidade para profissionais debaterem os desafios encontrados nas áreas de inovação e desenvolvimento, especialmente na aplicação dos conhecimentos, que são indispensáveis para o crescimento econômico e social do país.

O evento foi aberto pelo presidente do CRA-SC, Evandro Linhares exaltando a necessidade de gestores qualificados na esfera pública e ressaltando a importância do administrador regulamentado neste processo, “temos de colocar o administrador no seu devido lugar, gestão é para administrador.” O presidente aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem do Fórum Estadual no CentroSul no dia 9 de setembro, celebrando os 50 anos da profissão de Administrador no Brasil. Antes da primeira palestra da noite, o presidente da Alesc também fez uso da palavra. Gelson Merísio destacou a boa Gestão Pública aplicada em Santa Catarina, na contramão da política
nacional, “enquanto o país apresenta retração de 2% no PIB, em nosso Estado temos quase 2% de crescimento no mesmo período”. Merísio avaliou a importância do evento promovido pelo CRA-SC para qualificar ainda mais nossos profissionais, seja em áreas públicas ou privadas.

O professor Adm. Ivan Luiz Ecco abriu os debates com o tópico capacitação profissional. O professor ampliou a necessidade de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, “é fundamental ter trabalhadores capacitados, assim iremos elevar a produtividade e reduzir custos”. Em seguida foi a vez de Esperidião Amin subir ao palco para comentar a Reforma Política. O deputado iniciou a palestra profetizando, “uma Reforma Política frustrante está sendo aprovada na Câmara dos Deputados”. Para Amin o primeiro ponto a se debater é o uso do dinheiro público, “o governo não gera riqueza, ele arrecada. Por isso deve ser bem aplicada.” Durante toda fala, o deputado criticou de forma enfática a atual reforma e encerrou firmando um compromisso, “nos próximos anos de mandato irei elaborar diretrizes para um Plano Nacional de Eficiência na Administração Pública, pois é imprescindível fiscalizar quem trabalha com dinheiro da população.” O diretor institucional do CRA-SC, Adm. Adriano Ribeiro, complementou a fala do deputado, afirmando “nosso país precisa de partidos políticos fortes e não apenas lideranças isoladas, só assim a Reforma Política será viável”. Ao fim da palestra Esperidião Amin recebeu das mãos do presidente do CRA-SC uma placa em homenagem aos 40 anos do deputado como Administrador registrado.

O Conselho Regional de Administração de SC, tem mais eventos programados para o mês de agosto, nesta terça-feira, dia 11, uma edição do Café Business será realizado em Tubarão, na próxima semana será a vez de Lages, receber o Fórum Serrano no dia 17. O jornalista Cláudio Prisco Paraíso, do SBT-SC e titular deste blog, mediou os debates.

Na foto de capa, da E para a D: Prisco, Ecco, Amin e Merísio. Na interna, da E para D: Ecco, Amin, Merísio e Linhares.

Fotos: CRA-SC, divulgação