Blog do Prisco
Destaques

Fossá e Sorgatto reúnem 1,2 mil pessoas em pré-lançamento de candidaturas; Lunelli prestigiou

Ato foi realizado em Chapecó com a presença do pré-candidato ao governo do Estado pelo MDB, Antídio Lunelli.

O Centro Comunitário do bairro Santo Antônio em Chapecó ficou pequeno para receber tantas pessoas que demonstraram o apoio às pré-candidaturas de Cleiton Fossá para deputado estadual e Leandro Sorgatto para deputado federal. Cerca de 1,2 mil pessoas acompanharam o evento na noite de ontem, sexta-feira, 1º de julho, que teve o tom firme em busca de uma pauta em comum: uma política de representação qualificada e da formação de uma nova geração de líderes do MDB para Chapecó e o Grande Oeste de Santa Catarina.

Diversas lideranças, como prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, bem como ex-prefeitos, prestigiaram o ato que foi marcado pelas histórias das lideranças.

O pré-candidato a deputado estadual, Cleiton Fossá, acompanhado da sua família, lembrou a jornada para ser candidato a prefeito de Chapecó, onde foi o segundo mais votado, na última eleição municipal. Na época, ele buscou apoio e orientação em Jaraguá do Sul, com o então prefeito, Antídio Lunelli. “Hoje, o que me motiva a ser pré-candidato a deputado estadual é defender os direitos das pessoas. É resolver os problemas, ajudar Chapecó e o Oeste a, definitivamente, encontrar as soluções para as principais demandas”, destacou ao pontuar questões relacionadas às rodovias da região, educação, saúde, demandas do agronegócio e também a necessidade de uma gestão pública eficiente.

Leandro Sorgatto se emocionou ao falar sobre a pré-candidatura à Câmara Federal. Na presença do pai, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Xaxim, Gelson Sorgato, da esposa, filhos e demais familiares falou da responsabilidade que é assumir este compromisso. “Tenho convicção que está nascendo em Chapecó um novo ciclo de lideranças políticas do MDB. Uma liderança que nasce firme, forte e com um valor inegociável: a confiança”, afirmou Sorgatto.

“É com o coração recheado de gratidão e respeito que, neste momento, estou deixando um pouco de lado a minha vida empresarial para assumir o compromisso da vida pública. Tenho certeza que cada um que acreditar neste projeto e confiar nesta boa política estará fazendo a sua parte por um Brasil melhor”, destacou o pré-candidato à Câmara Federal.

Sorgatto ainda ressaltou a importância de ter um governador que defenda Santa Catarina e a sua população em pautas que precisam de solução e não de discurso, como na educação, infraestrutura, gestão pública e melhores condições para o agronegócio. Também destacou a importância do apoio para Celso Maldaner, presidente licenciado do MDB, que deverá estar na disputa deste ano ao Senado Federal.

Maldaner também se manifestou durante o lançamento, com palavras fortes. “Tenho 31 anos de vida pública e sempre trabalhei para a população, respeitando o compromisso assumido, quando recebi o voto do eleitor. Agora, começa um novo tempo. É hora de renovar as lideranças e tenho certeza que Antídio, Sorgatto e Fossá são pessoas que merecem a confiança da população catarinense”, destacou, ao reforçar que o trabalho de Antídio realizado em Jaraguá do Sul, poderá ser modelo para o Estado.

De volta ao Oeste Catarinense, o pré-candidato ao governo de Santa Catarina, Antídio Lunelli, reforçou a importância das pré-candidaturas de Fossá e Sorgatto. “O MDB tem 56 anos de história e é muito importante ver novas lideranças se colocando à disposição para representar uma grande região. São dois jovens e com vontade de fazer Santa Catarina melhor”, enalteceu Lunelli.

Lunelli também comentou sobre o cenário nacional. “Estamos vivendo um momento dramático em que precisamos pensar na segurança alimentar das pessoas. É preciso mudar a carga tributária e fazer uma gestão pensando sempre à frente”, reforçou aos presentes ao destacar que as mudanças passam pelos deputados federais, estaduais e também senadores.

A partir de agora, do pré-lançamento das candidaturas, os partidos têm até dia cinco de agosto para realizarem as convenções e encaminharem os nomes dos candidatos. Neste ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia dois de outubro. Até lá, a dobradinha de Fossá para estadual e Sorgatto para federal continua o trabalho de visitas e reuniões para ouvir as demandas dos mais diversos setores da sociedade, especialmente do Grande Oeste de Santa Catarina.

Leandro Sorgatto
Leandro Sorgatto, 46 anos de idade, é o único filho homem de um político catarinense com forte atuação em todo o Estado: Gelson Sorgatto, filiado ao MDB, com base eleitoral em Xaxim, prefeito, duas vezes deputado estadual e secretário de Estado da Agricultura. Embora a convivência desde cedo no ambiente político partidário e eleitoral tenha estimulado o gosto pela política, nunca concorreu a cargo eletivo. Priorizou a atuação nos bastidores, contribuindo com outros nomes do partido na região Oeste de Santa Catarina, especialmente Xaxim, Itapiranga e Chapecó, que representam sua principal base eleitoral, respectivamente. É graduado em Administração, com especialização em Marketing e Gestão Universitária. É sócio-fundador e reitor da Uceff – Centro Universitário, que possui campus em Chapecó e Itapiranga e unidades em São Miguel do Oeste e Caçador. São cerca de 4 mil alunos e 400 empregos diretos. Também possui outros empreendimentos, que juntos empregam mais de 500 pessoas. É casado e tem dois filhos.

Cleiton Fossá
Cleiton Márcio Fossá nasceu em Chapecó/SC em 26 de dezembro de 1979, filho de Angelin Fossá e Sebastiana Branco Fossá. Formado em Direito pela Unochapecó, é advogado especialista em Direito Constitucional e Previdenciário, além de professor universitário. Foi eleito vereador em 2012 para a 17ª legislatura (2013/2016). Foi reeleito vereador em 2016 para a 18ª legislatura (2017/2020). Em 2020, foi candidato a prefeito de Chapecó, com chapa pura pelo MDB, conquistando quase 22 mil votos e ficando na segunda colocação. Fossá é casado e tem dois filhos.