Blog do Prisco
Destaques

Freitas assumirá presidência da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial

Cumprindo ativamente agenda em Brasília, o deputado federal Daniel Freitas reuniu-se com o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, para acertar os últimos detalhes para o lançamento da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB).

A iniciativa da criação da FPMPEB foi do Deputado, que recebeu o convite do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes e do Presidente da AEB, Carlos Moura, para presidi-la, em parceria com a Agência Espacial Brasileira, que atuará em caráter consultivo.

Segundo Freitas, o objetivo da frente é fomentar o conhecimento sobre o setor espacial, que é muito ligado a tecnologia e inovação, e que estão entre as principais bandeiras defendidas ele na Câmara dos Deputados. “Não estamos mais falando em satélites robustos e caros, estamos falando de satélites que podem caber até na palma da mão, como o Floripasat-1, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina que foi lançado ao espaço no dia 20 de dezembro de 2019, e está em órbita desde então”, explica.

A frente parlamentar também irá atuar na aproximação dos Poderes e no fortalecimento do setor dentro do Congresso Nacional, que é um dos temas que vem sendo levantados com frequência no Governo de Jair Bolsonaro, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, com o Ministro Marcos Pontes.

Além de Freitas, serão membros da FPMPEB o Senador Jorginho Mello (PL-SC), como Vice-Presidente; o Deputado Hildo Rocha (MDB-MA), como 2º Vice-Presidente; e o Senador Roberto Rocha (PSDB-MA), como Secretário-Geral.

O evento de lançamento está marcado para o dia 19 de fevereiro, às 9:00h, no Salão Negro da Câmara dos Deputados.