Blog do Prisco
Destaques

Freitas rebate afirmações feitas pelo deputado estadual Rodrigo Minotto

O deputado federal Daniel Freitas, coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, enviou ofício para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina rebatendo o discurso proferido pelo deputado estadual Rodrigo Minotto, em que acusa os deputados federais e senadores da bancada de não intervir junto ao Ministério da Saúde em favor do Estado.

Ele afirma que não pode se calar diante da fala infeliz proferida por Minotto: a verdade é soberana e se impõe sobre si mesma. “O deputado estadual afirmou categoricamente que o Ministério da Saúde, assim como o Governo Federal, não está dispondo de auxílios ao nosso Estado para ajudar a conter a pandemia. E disse mais: que a bancada federal pouco fez ou faz diante desta tragédia que está assolando a todos. Pois bem, como Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense e Deputado Federal, afirmo que isso é uma mentira irresponsável”, afirma.

“Sou testemunha que a bancada federal, assim como o próprio Ministério da Saúde, não tem medido esforços para encaminhar recursos para serem empregados na contenção do vírus. O objetivo principal sempre foi e sempre será salvar vidas. Faço questão de mostrar os números fracionados dos investimentos onde os valores foram aplicados. Santa Catarina, até agora, já recebeu mais de 1 bilhão de reais do Governo Federal; resultado tanto dos parlamentares que atuam em Brasília, que o deputado insistiu em desabonar, quanto do Presidente Jair Bolsonaro”, contextualizou o parlamentar.

Dados oficiais do Ministério da Saúde apresentados no documento enviado à ALESC, demonstram que o Governo Federal entregou ao Estado de Santa Catarina 1.123.400 unidades de máscaras cirúrgicas; 103.100 máscaras N95; 18.153 litros de álcool em gel; 17.650 óculos e protetores faciais; 92.304 aventais; 812.096 luvas; 493.700 sapatilhas e toucas; 103.920 testes RT-PCR; 253.740 testes rápidos; 17 respiradores; 47 mil comprimidos de Cloroquina e 1.236.460 Oseltamivir.

Além disso, está repassando recursos para Santa Catarina e para todos os Municípios para o enfrentamento e combate à pandemia. Mais de 1 bilhão de reais estão sendo pagos: R$500,53 milhões para o Governo do Estado, e R$545,56 milhões para os Executivos Municipais. (Conforme gráficos e planilhas em documento anexo)

O coordenador ressaltou ainda, a atuação da bancada nas votações das medidas enviadas pelo Governo para o Congresso Nacional. “Os deputados federais e senadores catarinenses tem votado unanimemente em favor de todas as ações relativas ao coronavírus para Estados e Municípios, e têm atuado fortemente junto ao Fórum Parlamentar e ao Ministério da Saúde”, acrescentou.

Sobre a afirmação de Minotto de que o Estado teria feito o pedido de habilitação de mais de 700 leitos de UTI, Freitas apresentou dados do Governo Federal que mostram que o Ministério da Saúde disponibilizou mais de mil leitos e habilitou 372 para o Estado para o enfrentamento ao COVID. O último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (17), pelo Governo do Estado, mostraram que apenas 197 leitos ocupados em todo o Estado, são por pacientes infectados com pelo coronavírus.

“O momento que estamos vivendo é triste, preocupante e instável. O que menos precisamos é de que inverdades sejam ditas e verdades ludibriadas, principalmente advindas de um parlamentar eleito democraticamente e que deve respeito à população”, destacou Daniel Freitas.