Blog do Prisco
Destaques

Frente Parlamentar em Defesa da Saúde será lançada na próxima semana na Alesc

Na próxima terça-feira, dia 27, ocorrerá a reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde, na Assembleia Legislativa. Composta por deputados de diferentes partidos, a iniciativa dessa Frente foi estabelecida em 2012, através do deputado Zé Milton, em parceria com as Federações e Associações dos Hospitais Filantrópicos catarinenses. Desde então, a Frente tem desempenhado um papel crucial na garantia do acesso à saúde para a população e no fortalecimento dos hospitais filantrópicos e públicos em Santa Catarina.
Ao longo dos anos, a Frente Parlamentar obteve conquistas significativas, como a criação do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, HEMOSC e CEPON, além da implementação da Política Hospitalar Catarinense e da isenção do ICMS nas contas de energia elétrica, assegurando a sustentabilidade e o funcionamento pleno dos hospitais catarinenses.
Para o ano em curso, a Frente enfrentará desafios relevantes, tais como a readequação e aprimoramento da Política Hospitalar Catarinense, a implementação de ações para a melhoria e garantia da resolutividade do programa de redução da fila de cirurgias eletivas, bem como a colaboração com o Governo na criação de um Programa Estadual de Saúde Mental.
Conforme o deputado Zé Milton, responsável pela iniciativa da Frente Parlamentar, “a saúde é uma questão primordial para a população de Santa Catarina, e a reativação da Frente é um importante passo para continuarmos lutando em prol do acesso universal e de qualidade aos serviços de saúde. Vamos trabalhar em conjunto com os demais deputados e entidades envolvidas para enfrentar os desafios atuais e buscar soluções efetivas para fortalecer o sistema de saúde”, ressaltou o parlamentar.