Blog do Prisco
Notícias

Funai: Deputados se reúnem com novo presidente

Em audiência, deputados defendem agricultores e pedem cidadania para indígenas

 Os deputados federais Valdir Colatto (PMDB-SC) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), a deputada federal Tereza Cristina (PSB-MS) e o vereador de Chapecó, Cleiton Fossá (PMDB), apresentaram, na manhã desta quarta-feira (07/02), em audiência com o novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa, os problemas e as ilegalidades nos processos de demarcação de terras indígenas.

“Colocamos nosso posicionamento em defesa dos agricultores e em busca de uma cidadania indígena. Queremos uma política indigenista eficaz, que acabe com conflitos em todo o país”, pontuou Colatto. O parlamentar catarinense defendeu ainda a constitucionalização do marco temporal, por meio da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00 e o respeito as 19 condicionantes impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a demarcação de terras indígenas.

Valdir Collatto - Funai

O presidente da Funai, destacou que 2017 será um ano de soluções para as questões indígenas. “Queremos buscar paz para os conflitos e para isso queremos ter diálogo com os parlamentares. Não podemos deixar que ocorra com a área indígena o que está acontecendo com o sistema penitenciário no nosso país”, enfatizou Toninho Costa.

Tendo em vista o posicionamento do presidente da Funai, os deputados, membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apresentarão uma proposta para solução da questão indígena no país.

Chapecó

O vereador Cleiton Fossá trouxe uma realidade local para a audiência. Em seu relato, falou sobre a morte de uma criança indígena, ocorrida na última sexta-feira no centro de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O menino de 9 anos acompanhava os pais na venda de artesanato, hábito que faz parte da cultura da etnia Kaingang, quando foi atingido por um carro. Fossá fez um apelo ao presidente da Funai, solicitando políticas públicas claras para a população indígena para evitar que casos como este se repitam.