Blog do Prisco
Notícias

Fundação Carlos Joffre lança a Campanha do Agasalho 2017

Estes primeiros dias de outono, com temperaturas mais amenas, reascendem a preocupação da Fundação Carlos Joffre (FCJ) em atender os mais necessitados no rigoroso inverno serrano. Para tanto, a equipe reuniu os parceiros para o lançamento da Campanha do Agasalho 2017, nesta quinta-feira (23).

No encontro ficou definida a atuação de cada órgão ou entidade envolvida na causa e a intenção é arrecadar o maior número de agasalhos e cobertores possível e distribuir às pessoas economicamente carentes. O Dia D da Campanha acontece no dia 13 de maio, no calçadão da praça João Costa, no Centro de Lages.

Arrecadação de agasalhos vai até 13 de maio
Arrecadação de agasalhos vai até 13 de maio

Com o lema “Aqueça um irmão”, a campanha é tradicional no município e existe há mais de 60 anos. “A Campanha do Agasalho foi instituída pelo próprio Patrono da FCJ, Carlos Joffre Amaral e continua até hoje graças ao engajamento das pessoas em olhar o próximo. Ajudar a comunidade é um dos propósitos da Fundação Carlos Joffre”, diz a superintendente da FCJ, Nara Göcks.

As doações já podem ser efetuadas e as sacas serão gradativamente distribuídas nos pontos de arrecadação, entre eles escolas municipais e estaduais, órgãos públicos, entidades e instituições parceiras. Em 2016 foram arrecadadas quase 28 mil peças de roupas, sendo que 49 entidades foram cadastradas e atenderam aproximadamente seis mil pessoas entre adultos e crianças. “Sempre temos uma meta e procuramos conscientizar a comunidade para que doe roupas que possam ser usadas no inverno”, explica a coordenadora da Campanha do Agasalho, Ivani Cavalca.

Logo após o Dia D da Campanha, as arrecadações são levadas ao o ginásio do 1º Batalhão Ferroviário, onde é feita a contagem, triagem, separação das roupas e montagem dos kits. “O dia D acontece na véspera do dia das mães- neste ano no dia 13 de maio- devido ao fluxo intenso de pessoas no Centro da cidade. Estaremos durante todo o dia no calçadão da praça João Costa com atrações artísticas, envolvendo as pessoas para contribuir a essa causa”, relata Ivani.

A equipe do Batalhão Ferroviário leva cerca de duas semanas para montar os kits e, a partir daí, são distribuídas às entidades e entregues aos beneficiados. São parceiros da Campanha do Agasalho: 1º Batalhão Ferroviário, 6º Batalhão de Polícia Militar, 5º Batalhão de Bombeiros Militares, Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Proteção à Mulher, Câmara de Vereadores, Klabin, Acil, CDL-Lages, Uniplac, Gered, entre outros.

Texto e Fotos: Silviane Brum