Blog do Prisco
Coluna do dia

Fusão ou refundação

A imprensa nacional noticiou, esta semana, que 40 deputados, dos 67 do PT, se reuniram em Brasília. Na pauta, a terminal situação da legenda. De Santa Catarina, esteve presente o ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima, um dos articuladores do movimento.

Em Santa Catarina, fala-se na possibilidade de fusão entre PT, PDT e PCdoB para, talvez, salvar o trio de legendas.

Mas o fato que gerou convergência no grupo foi a necessidade de uma convenção extraordinária do partido em dezembro. Os quarenta não aguentam mais o comando de Rui Falcão que, na verdade, é porta-voz de Lula da Silva.

O que não deixa de ser curioso. Em público, a turma ainda defende o ex-metalúrgico com unhas e dentes. Mas nas internas, o descontentamento é generalizado. Se não houver, fusão, refundação e troca de comando, muitos parlamentares vão mesmo é cair fora do PT.

 

Em SC

Por aqui, a nata do petismo, como parlamentares, prefeitos e dirigentes vão se reunir neste sábado, sob a batuta do presidente Cláudio Vignatti. Estão promovendo agora um tal de Muda PT. Acima de tudo, o que se espera, é mudança nos métodos de atuação e não apenas na aparência ou nas letras da sigla.

 

PV com Angela

A campanha de Angela Amin recebeu no comitê, o apoio do PV estadual. Guaraci Fagundes, presidente estadual, e Fábio Botelho, presidente do diretório de Florianópolis, vão posar para a famosa foto “todo mundo junto”. É o segundo partido que adere à campanha da ex-prefeita neste segundo turno. O primeiro foi o PSB de Murilo Flores.

 

Lula x Aécio

Pesquisa CNT/MDA revelou que, se as eleições para a Presidência da República fossem hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, se consagraria como o vencedor em todos os cenários de segundo turno. Caso o adversário do tucano fosse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, réu na Operação Lava Jato, Aécio seria o favorito de 37,1% dos entrevistados, contra 33,8% de intenções de voto para o petista. Mas no primeiro turno, o ex-presidente derrotaria todos os hipotéticos adversários, inclusive o próprio Aécio Neves.

 

Fim da farra

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que espera encerrar a votação do segundo turno da proposta de emenda à Constituição (PEC) do Teto de Gastos Públicos até a noite da próxima terça-feira. O texto limita o crescimento das despesas à variação da inflação por 20 anos, e foi aprovado em 1º turno no dia 11 deste mês.

 

Dia todo

“A gente começa de manhã e termina à noite. Acho, que na terça-feira à noite ou quarta-feira (25) pela manhã, a gente encaminha a PEC do Teto ao Senado, que já organizou um cronograma”, disse Maia.

 

Ferveu

Raimundo Colombo tem gravado aparições nos programas de TV de Jean Kuhlmann, em Blumenau, e Darci de Matos, em Joinville. Na cidade do Vale, tudo dentro do script, sem maiores problemas. Mas no Norte a temperatura ferveu depois que Udo Döhler acusou o governo do Estado de fazer cara de paisagem e não ajudar na construção de uma ponte. Colombo respondeu, pontualmente, afirmando que faltava absolutamente tudo, desde licenças até projeto, e que por isso não haveria meios legais de repassar recursos. Qual o tamanho das cicatrizes que ficarão, saberemos nos próximos 12 meses!