Blog do Prisco
Manchete

Futuro econômico do Brasil é debatido na ACIF

Entidades empresariais terão papel fundamental na busca de uma economia mais sustentável para o país

Graduado em economia e relações internacionais pela Boston Univeristy, mestre em relações internacionais na University of Chicago, o brasileiro Joao Victor da Silva (D), foi o convidado desta semana para participar da Reunião de Diretoria Executiva da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF). O tema abordado foi o futuro econômico do Brasil, passando pelas principais dificuldades que a economia e a politica brasileira enfrentam e quais as potenciais saídas e os cenários prováveis que o país vai enfrentar pelos próximos anos.

“Neste momento é muito importante que a gente tenha a capacidade de analisar e fazer projeções sobre o futuro do Brasil, especialmente para a classe empresarial. Como definir investimentos, estratégias para empresas se a gente nao consegue visionar o futuro?”, disse o economista.
Ele ressaltou que o Brasil, assim como outros países da América Latina tem um histórico de perder oportunidades das janelas que se apresentam para o desenvolvimento.

“O atual governo, do ponto de vista da política econômica e governança pública, apresentou vários avanços: bancos estatais dando mais resultados que bancos privados, reestruturação de empresas importantes como a Petrobras e uma política econômica voltada ao crescimento das pequenas e médias empresas no Brasil”, detalhou.

Segundo ele, a perspectiva de continuidade deste tipo de política econômica, passava uma imagem que o Brasil iria se transformar em uma das principais fronteiras de investimento do mundo.

“O Brasil nos últimos 4 anos passou por grandes transformações, incluindo a transformação na política econômica, com um viés mais liberal que mudou a estrutura do setor da economia brasileira, novos marcos regulatórios que começaram a expandir investimentos privados em diversas áreas como saneamento, transporte e infraestrutura e também houve vários choques internos que mudaram a estrutura da economia internacional”, disse.

Projeção

Ainda de acordo com o economista, do ponto de vista econômico hoje o grande problema no país é a política fiscal e o excesso de gastos públicos, motivo pelo qual, a economia brasileira estaria estagnada nos últimos 40 anos.

O posicionamento do Legislativo será muito importante nos próximos anos, por isso é importante, tanto por parte da sociedade, como entidades empresariais como a ACIF, pressionar deputados e senadores para que medidas econômicas radicais acabem nao prosperando.

“Instituições como ACIF e outras instituições empresariais da sociedade civil tem um papel muito relevante para que a política e economia do brasil trilhem um rumo de sustentabilidade para o país”, concluiu.

foto>Acif, divulgação