Blog do Prisco
Coluna do dia

Futuro incerto

Até o fechamento da coluna, antes das 17h de sexta-feira, o ex-presidente Lula da Silva ainda não havia se entregado à Polícia Federal para começar a cumprir a pena de doze anos  e um mês de prisão. O juiz Sérgio Moro, em despacho absolutamente técnico, competente e oportuno, determinou, quinta-feira, que o petista teria este prazo para se entregar voluntariamente. Caso contrário, a PF teria que executar a ordem, independentemente da possível resistência que se armava em torno da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo ao longo da sexta-feira.

O colunista estava na expectativa de que o condenado por corrupção e lavagem de dinheiro praticasse o gesto que o magistrado paranaense lhe permitiu. Moro dignificou o cargo. Lula da Silva, ao contrário, não honrou a função mais importante do país. Ao longo dos dois mandatos e agora, na condição de sentenciado.

 

Crivo

O processo do apenado ilustre passou pelo crivo de 20 magistrados antes de Sérgio Moro determinar o encarceramento do ex-mito. Destes, quinze, ou 75% dos juízes, votaram por não aceitar os argumentos da defesa e sim os da acusação. Ou seja, condenando o político, que já chegou a figurar entre os três mais populares do planeta!

 

Pedagogia

A pergunta que não quer calar: se confirmada a resistência de Lula e asseclas, que exemplo ele estará passando para seus seguidores fieis?  E para a sociedade?

A ordem agora é subversão, algo que os petistas não escondem mais e está na sua alma e seu DNA? É por esse caminho que vamos enveredar, considerando-se  que estamos em ano eleitoral que, dentre outros eleitos, vai eleger um novo presidente?

 

Circo vermelho

A história de colocar um cordão humano em torno do prédio do sindicato paulista, formado obviamente por lulofanáticos petistas, membros da CUT, do MST, MTST, os braços armados do PT, etc e tal, não passa de um grande circo. Jogando para a torcida, com equipes de filmagens contratadas para que os registros possam ser usados por candidatos esquerdistas na campanha que se avizinha. Tempos obscuros, estes que vivemos.

 

Tiro no pé

Se Lula da Silva não se entregou até o horário determinado por Sérgio Moro, dá pra afirmar, com toda certeza, de que foi uma estratégia política e equivocada partir para o enfrentamento. Nenhum advogado em sã consciência aconselharia tal postura. Se o PT partiu para o extremismo (Lula será preso do mesmo jeito), o ex-presidente pode esquecer a possibilidade de obter um Habeas Corpus em qualquer instância no Judiciário a partir da atitude de afrontar a lei e um dos três poderes constituídos.

 

Armas

O Exército estava de prontidão, ontem, em São Bernardo do Campo. A competência para prender Lula da Silva é da Polícia Federal, mas ela poderia atuar em conjunto com os militares ante a ações de resistência, de afronta à lei e de levante popular contra uma ordem judicial.

 

Violência e censura

Jornalistas de pelo menos três grandes veículos de comunicação nacional, SBT, Estadão e Correio Braziliense, foram agredidos por manifestantes pró-Lula em Brasília e São Bernardo do Campo.

Além da violência inaceitável, digno de repúdio é o silêncio de entidades de jornalistas e empresas de comunicação. Sobretudo aquelas controladas por petistas e esquerdistas de toda ordem. Uma vergonha!