Blog do Prisco
Coluna do dia

Gavazzoni ajuda na articulação

Gavazzoni ajuda na articulação

Emblemática a reunião do secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni (PSD), com a bancada do PMDB na Assembleia esta semana. Durou mais de duas horas e ultrapassou as fronteiras das Medidas Provisórias que mexem nos vencimentos, reduzindo as indenizações dos servidores da Segurança Pública.

Munido de todos os números sobre a saúde financeira do Estado, Gavazzoni também foi além das funções de ser o guardião do cofre estadual. Estreou, em grande estilo, no papel de articulador político. Ressalte-se que foi uma ação pontual, mas que agradou aos exigentes convivas peemedebistas. O momento econômico é dos mais complicados e urge a promoção de ajustes para que as contas continuem em dia em Santa Catarina.

Gavazzoni saiu do encontro convicto de que as MP’s serão aprovadas em plenário. O secretário da área financeira acaba se espelhando, também no ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que toda semana vai ao Congresso.

Apesar de a articulação política de Antônio Gavazzoni ter caráter meramente circunstancial, a visita à bancada do manda brasa acabou estendendo a conversa a outros temas de interesse do PMDB e do governo, do qual o partido faz parte, ressalte-se.

O reforço de Gavazzoni é bem-vindo. Acaba dividindo as responsabilidades com Gelson Merísio, sobrecarregado com as funções de presidente de Alesc e que dedica as horas vagas a reforçar o PSD. E Nelson Serpa, o titular da Casa Civil. Este enfrenta resistências no PMDB porque tem a missão espinhosa de dizer “não” quando esse encaminhamento é inevitável.

 

 

Reflexo

A presença de Antônio Gavazzoni na Assembleia não deixa de ser um reflexo das dificuldades que também existem entre os peemedebistas e o presidente da Casa, Gelson Merísio.

 

 

Atuação incomoda

Na segunda-feira à tarde, Gelson Merísio (PSD) recebeu a visita do senador tucano e presidenciável José Serra, um grão-tucano. À noite, o pessedista trocou figurinhas com Esperidião Amin em Itajaí. Esta triangulação envolvendo PSD, PP e PSDB incomoda, e muito, os cardeais do PMDB.

 

 

 

Fazendo escola

O projeto Esquinas Musicais em Brusque, iniciativa que tem as digitais do prefeito Roberto Prudêncio Neto, deve ser copiado por outras cidades da região devido ao sucesso. Os bairros também vão adotar para dar nova vida à cidade e ao comércio.

 

 

 

Meia-entrada unificada

A Secretaria da Defesa do Consumidor da Capital vai unificar a interpretação da legislação que assegura o pagamento de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos no município de Florianópolis, no sentido de estabelecer regras para cada categoria de beneficiário. A regulamentação, que vai se dar através de portaria que passará a vigorar ainda neste mês de agosto, está sendo elaborada em conjunto com representantes de estabelecimentos que promovem eventos do tipo.

 

 

 

Mais transparência

A mortalidade infantil estará em pauta nesta quinta-feira, 13, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento solicitado pela  Pastoral da Criança recebe apoio da deputada estadual Ana Paula Lima (PT), presidente da Comissão de Saúde. A intenção com o encontro é buscar mais transparência nos dados sobre a mortalidade no estado e ações efetivas para a redução dos índices.