Blog do Prisco
Coluna do dia

Gean e Antídio

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli, definitivamente é o quadro político mais cortejado da atualidade em Santa Catarina. Já recebeu visitas com convites para filiação ou composição eleitoral dos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL); do governador Moisés da Silva; de lideranças do PSD (como Raimundo Colombo) e do Podemos (Paulinho Bornhausen), dentre outros atores importantes como o empresário Luciano Hang, da Havan. Esta semana, o empresário e prefeito recebeu um telefonema do colega da Capital, Gean Loureiro, que busca seu espaço na disputa majoritária estadual.

Agora filiado ao União Brasil (fusão de DEM e PSL), Gean cravou que deseja estar numa aliança com Antídio. “Não fecho portas pra ninguém, sou político de convergência. O prefeito Antídio é um grande quadro de Santa Catarina. É uma pessoa que pode colaborar com nosso estado, respeitando as instâncias partidárias e decisões que precisam ser tomadas,” declarou ele em entrevista à Rádio 105 FM.
Gean Loureiro cumpriu agenda partidária em Guaramirim. Aproveitou para conhecer alguns veículos de comunicação de Jaraguá do Sul e para fazer novo contato telefônico com o prefeito jaraguaense. Os dois já estiveram juntos, inclusive na prefeitura de Florianópolis. Fora dos microfones, Gean afirmou ao jaraguaense que o projeto ideal seria a composição envolvendo MDB, União Brasil, Podemos e PSD. Sem imposição de nomes neste momento.

Projeto
O alcaide florianopolitano afirmou que se o nome de Antídio estiver melhor posicionado perante o eleitorado lá em março de 2022, ele não teria qualquer dificuldade em disputar o Senado por exemplo.

Solidez
Ou seja, Gean Loureiro deixou muito claro que deseja estar em projeto sólido e com grande perspectiva de sucesso eleitoral e que o objetivo maior agora é fazer essa construção, deixando a questão de nomes em aberto.

Boa política
Antídio Lunelli tem surpreendido até mesmo raposas da política estadual pela sua capacidade de diálogo, pela capacidade de ouvir e de construir grupo e projeto político. Sem ataques, sem baixarias.

Lummertz oficializa pré-candidatura
Quadro indiscutivelmente preparado sob o ponto de vista profissional e acadêmico, o secretário de Turismo de São Paulo, Vinícius Lummertz, encaminhou à presidente estadual do PSDB, Geovania de Sá, uma carta.

No texto, ele oficializa sua pretensão de ser o candidato tucano ao governo de Santa Catarina.

Artificial
Apesar dos predicados, Lummertz não tem cheio de povo, não tem cacoete eleitoral. Sempre ocupou cargos, tendo disputado uma única eleição. Foi em 1996, quando ficou em quarto lugar na corrida pela prefeitura de Florianópolis.

Preparo profissional

Mais recentemente, o catarinense presidiu a Embratur e foi ministro do Turismo. Na sequência, foi convidado por João Doria para pilotar a pasta do turismo em São Paulo.

Palanque para Doria

Sua pretensa candidatura ao governo guarda relação direta com o projeto nacional do governador paulista. Mas é uma candidatura sem pé nem cabeça. Essa que é a grande verdade.

Em tempo

“Jornalismo” de narrativa, que briga com os fatos e não raro despreza a realidade, também é fake news?