Blog do Prisco
Coluna do dia

Geleia geral

Embora se acirre a cada dia o tiroteio público entre as torcidas do jogo político que se polarizou no Brasil, a sessão que marcou a retomada do processo de cassação da chapa Dilma-Temer no TSE, quarta à noite, foi um verdadeiro marco.

Escancarou-se ali, diante do revezamento nas manifestações entre acusadores, defensores e juízes, que os tentáculos da corrupção institucionalizada transformaram os políticos e alguns dos principais partidos em um verdadeiro caminhão de japoneses: todos  muito parecidos e na mesma rota.

Senão vejamos. Se os petistas afirmarem que Michel Temer cometeu crimes eleitorais, estarão confessando que os propinodutos irrigaram também as arcas da cabeça de chapa em 2014, Dilma Rousseff.

 

DNA

Os tucanos, agora aliados-chave do peemedebista Temer, foram os autores da ação. Acusam a petista de crimes que fundamentam o pedido de cassação. Mas não deram um pio sobre o vice à época da campanha, o próprio Temer. Quase como se ele não existisse e não tivesse, por óbvio, sido beneficiado pelos desvios apontados pelo PSDB em relação ao PT.

 

Letra da lei

Para fechar, o próprio relator, ministro Hermann Benjamin, deixou muito claro que, se a lei permitisse, a chapa encabeçada por Aécio Neves poderia ser acusada de delitos semelhantes aos destinados à dupla Dilma-Temer. Ou seja, um verdadeiro e legítimo balaio de gatos.

 

Intervenção

O deputado federal João Rodrigues (PSD) comemorou a decisão da Frente Parlamentar Agropecuária. Os integrantes do colegiado estão defendendo a intervenção no Grupo JBS como forma de garantir os direitos dos trabalhadores, fornecedores e pequenos agricultores.

 

Largou na frente

O deputado já tinha solicitado essa intervenção no dia 1 de junho em discurso na tribuna na Câmara dos Deputados e agora vê que não haverá outra alternativa para o Governo  a não ser intervir no grupo. Para o parlamentar da forma que os irmãos Batista foram embora, aproveitando-se da delação, com o passar do tempo, poderão dilapidar as empresas do grupo no Brasil, por isso a intervenção é necessária.

 

Idade de Cristo

João Rodrigues ressalta que a delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista resultou no perdão de crimes cujas penas somadas individualmente poderiam alcançar de 400 a até dois mil anos de prisão.

 

Socorro

Diante das fortes chuvas que atingiram várias cidades catarinenses, a deputada federal Carmen Zanotto solicitou ao presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, o deputado João Paulo kleinunbing, assim como outros parlamentares, uma audiência com o Secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton. A reunião estava prevista para o fim da tarde de ontem.

 

Data

Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, estará no Estado amanhã. Deve visitar o Vale do Itajaí, uma das regiões mais atingidas pelo mau-tempo dos últimos dias. Será ciceroneado pelo senador Dário Berger, de quem é correligionário.