Blog do Prisco
Manchete

General Dias mente na CPMI e senador Jorge Seif solicita sua prisão

Diante das mentiras repetidas em seu depoimento desta quinta-feira, 31, na sessão da CPMI do 8 de janeiro, o senador Jorge Seif (PL-SC) oficializou um pedido de prisão contra o general Marco Edson Gonçalves Dias, que comandava o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no dia dos ataques às sedes dos Três Poderes.

Para o senador, o militar falhou gravemente nas suas obrigações legais, ao não mobilizar tropas que assegurassem a proteção do Palácio do Planalto, e não executou o Plano Escudo, mesmo tendo sido avisado insistentemente e com antecedência pela Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, sobre o alto risco de manifestações violentas naquela data.

“Senhor presidente Arthur, o senhor é advogado e sabe que estão sendo rompidos os artigos 319, 171, 297 e 342 do Código Penal. Esse senhor tem que ser levado à prisão, porque o que está sendo feito aqui é um crime contra o Brasil, contra Brasília e contra a nossa Pátria”, disse Seif.

Seif destacou também que vem de uma família de militares, à qual sempre admirou pela conduta e retidão, e que, mesmo cumprindo sua obrigação como parlamentar, se sentia constrangido diante de um general com esse tipo de atitude.

“Meu pai, enquanto militar como o senhor, me ensinou algo, general: que a incompetência e a desonestidade têm o mesmo peso. E, infelizmente, o senhor conseguiu, de acordo com o que vimos pelas imagens e diante das suas mentiras ditas aqui repetidamente, juntar essas duas características, infelizmente”, lamentou o senador catarinense.