Blog do Prisco
Destaques

Geração de emprego: Palhoça mantém saldo positivo em 2023

Dados do Caged de maio, divulgados recentemente, mostram novo superávit

Palhoça mantém a rotina de superávit na geração de empregos em 2023. Os dados do relatório de maio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho, mostram que o município acumula saldo positivo na balança entre admissões e desligamentos em todos os meses deste ano.

“O Caged é uma fonte importante de informação sobre o andamento do mercado de trabalho em âmbito nacional, e o fato de Palhoça estar com superávit na geração de emprego em 2023 é motivo de orgulho, especialmente porque a Prefeitura tem atuado de forma muito presente junto à classe empresarial para proporcionar um ambiente de negócios competitivo e atraente para os investidores”, avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.

Segundo o Caged, Palhoça registrou 3.224 novos postos de trabalho preenchidos com carteira assinada em maio, contra 3.006 desligamentos, o que resulta em um saldo positivo de 218 novos empregos, elevando o estoque municipal para 51.663 posições de trabalho ocupadas.

Se forem somados todos os cinco meses já compilados pelo Caged em 2023, o resultado da economia de Palhoça é ainda mais animador, com um saldo positivo de 1.457 novos postos, com 17.030 admissões.

A secretária Anna Paula revela que o município tem desenvolvido diversos programas de fomento à economia, que atuam em diferentes frentes: na qualificação de mão de obra; no auxílio à classe empresarial, não só em legislação simplificada e serviços ágeis, mas também com capacitações; e na aproximação entre os empresários que precisam de mão de obra dos trabalhadores disponíveis no mercado.

É o caso da plataforma Emprega Palhoça, que lista, atualmente, 372 vagas de trabalho disponíveis em Palhoça e em municípios vizinhos.

Desde que foi criada, em 2021, a ferramenta já disponibilizou mais de 2,7 mil vagas de trabalho, e mais de 6 mil pessoas foram recrutadas para preenchimento dessas vagas.

Para verificar mais informações sobre as posições de trabalho disponíveis na plataforma e se cadastrar às vagas, acesse empregapalhoca.com.br e registre seu currículo.

O cadastro também pode ser feito de forma presencial, no posto de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico localizado dentro do Mercado Público Municipal. O horário é das 8h às 18h, sem intervalo para almoço.